Afeganistão tensiona relação entre EUA e China; Haiti enfrenta crises múltiplas
Em novo episódio do podcast CNN Mundo, Lourival Sant'Anna apresenta um balanço dos destaques da semana no noticiário internacional
Menos de duas semanas depois da tomada de poder no Afeganistão pelo grupo Talibã, o país ainda é palco de cenas de violência e sofrimento para a população local. Ao mesmo tempo, organismos internacionais começam a reagir com sanções econômicas, e os efeitos da tumultuada retirada das tropas norte-americanas ainda preocupam. Enquanto instituições como o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional) suspenderam ajuda ao Afeganistão, a China e a Rússia dialogam com o novo regime afegão e se alinham para prestar apoio ao país e ao governo formado pelo Talibã, em clara oposição aos Estados Unidos.
Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna ouve o depoimento do cientista político Hussein Kalout, professor de relações internacionais e pesquisador da Universidade de Harvard. Kalout analisa a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão e descreve o impacto dos acontecimentos recentes no país para a relação dos Estados Unidos com a China e a Rússia. Você também ouve sobre a intenção da Pfizer e da BioNTech de produzir vacinas no Brasil a partir de 2022, os planos de aplicação da terceira dose da vacina ao redor do mundo e a crise humanitária e política que atinge o Haiti. Neno Garbers, diretor do Centro Cultural Brasil-Haiti, fala em depoimento ao CNN Mundo sobre a situação no país.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
* Publicado por Diego Toledo