Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Austrália e Nova Zelândia encerram missões de evacuação de Cabul

    Missões foram encerradas na quinta-feira. Cidadãos que permaneceram no país devem buscar retorno por outras fronteiras

    A Austrália e a Nova Zelândia encerraram seus voos de evacuação de Cabul, enquanto o Afeganistão se recupera dos ataques de bombardeio.

    O vôo de evacuação final da Nova Zelândia pousou nos Emirados Árabes Unidos na noite de quinta-feira (horário local), antes dos ataques acontecerem. Nenhum membro da força de defesa nacional estava em Cabul no momento do ataque, e nenhum neozelandês foi deixado no aeroporto, disse o governo.

    No entanto, ainda existem cidadãos neozelandeses no Afeganistão, que estão em contato com o Itamaraty.

    A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que não haveria mais voos de evacuação de Cabul.

    “Condenamos veementemente o que é um ataque desprezível a muitas famílias inocentes e indivíduos que estavam simplesmente buscando segurança da situação incrivelmente difícil e frágil no Afeganistão”, disse Ardern.

    O ministro da Defesa australiano, Peter Dutton, também confirmou que a Austrália concluiu a missão de evacuação do país.

    Ele acrescentou na sexta-feira que está “grato” pelo trabalho das forças australianas e elogiou seu sucesso na evacuação de mais de 4.000 pessoas de Cabul.

    Ele chamou o ataque de “horrível” e disse que não estava claro se havia algum australiano envolvido, mas acrescentou que o Ministério das Relações Exteriores do país enviou uma mensagem a todos os cidadãos australianos para evitarem o aeroporto.

    Para os cidadãos australianos que ainda podem estar no Afeganistão, muitos provavelmente tentarão fazer seu caminho para outras fronteiras, disse ele.