Autonomia do BC, críticas de Bolsonaro e mais da noite de 26 de agosto
5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo
A defesa feita pelo presidente do STF, Luiz Fux, à democracia, as críticas de Jair Bolsonaro a Rodrigo Pacheco, a decisão sobre a autonomia do Banco Central e a quarentena suspensa em Guarulhos são alguns dos destaques da noite desta quinta-feira, 26 de agosto.
Roupagem de ameaça
O presidente do STF, Luiz Fux, afirmou que a ditadura é inadmissível em uma democracia. Fux disse ainda que juiz não pode tomar decisões com a cabeça sob a espada e que vê roupagem de ameaça no pedido de impeachment de ministro.
Críticas de Bolsonaro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que respeita as críticas de Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito da recusa do pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Pacheco ainda afirmou que busca manter uma boa convivência com as instituições. A declaração foi dada no evento da XP Investimentos.
Autonomia do Banco Central
Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal manteve a validade da lei de autonomia do Banco Central. A próxima pauta a ser votada na Suprema Corte é o marco temporal para demarcação de terras indígenas.
Quarentena suspensa
O Tribunal Regional Federal (TRF) suspendeu a obrigatoriedade de quarentena para quem chegar do exterior no aeroporto internacional de Guarulhos. A Anvisa alertou que a retenção de passageiros na cidade gerava maior circulação no aeroporto e no transporte, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus.
CPI da Pandemia
A CPI da Pandemia ouviu José Ricardo Santana, ex-secretário executivo da Anvisa. Santana negou ter presenciado pedido de propina para a compra de vacina contra a Covid-19. Ele é investigado pela comissão por suposto envolvimento em negociações irregulares no caso Covaxin.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Publicado por Daniel Fernandes)