Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Seis em cada dez agências de turismo esperam alta no faturamento em 2021

    Confiança das empresas passa pela vacinação em massa contra Covid-19; atualmente, destinos internacionais representam apenas 20% da demanda do setor

    Lucas Janoneda CNN

    O avanço da vacinação contra o novo coronavírus anima o setor turístico no Brasil. Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (25) pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) mostra que seis em cada dez operadoras de turismo no país acreditam em um aumento de faturamento até dezembro de 2021.

    Apenas 14% das agências vislumbram uma queda futura na receita. A pesquisa também contou com a parceria de pesquisadores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    O aumento da imunização da população brasileira contra a Covid-19, em conjunto com a reabertura econômica, contribui para o otimismo do setor. Para a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, a expectativa da vacinação em massa traz uma “esperança” para as agências de viagens.

    “O turismo foi super impactado pelo coronavírus, como nunca poderíamos imaginar. Tivemos uma queda total de faturamento no início da pandemia, mas aos poucos percebemos uma recuperação, que os pedidos estão aumentando de novo. A vacinação é a esperança para o setor”, disse Magda Nassar.

    A presidente da Abav destacou ainda à CNN nesta quarta (25) que, em média, oito em cada dez viajantes brasileiros escolhem destinos nacionais para visitar atualmente. Mas ela garantiu que “em breve” o perfil das viagens sofrerá uma mudança.

    “As viagens para dentro do Brasil ainda se sobressaem por conta das indefinições dos voos internacionais. Uma expectativa média é que, atualmente, a procura para destinos nacionais seja de 80%, contra 20% para o exterior. Mas isso vai ser reverter em breve, todos os dias temos pessoas ligando e perguntando sobre voos para os Estados Unidos, por exemplo”, finalizou.

    A pesquisa “Os Desafios das Agências de Turismo” foi realizada em julho e contou com a participação de 827 operadoras, que representam uma amostra em um universo de 192 mil negócios. Entre eles estão agências e operadoras de turismo, empresas de transporte rodoviário e aquaviário, que operam em todos os estados brasileiros.

    Tópicos