Bolsonaro terá derrotas se 7 de setembro ofender instituições, diz especialista
O cientista político Fernando Abrucio afirmou à CNN que atos podem prejudicar o presidente com o Senado e o STF
Em entrevista à CNN, o cientista politico e professor da FGV-SP Fernando Abrucio afirmou que se a mobilização pró-governo no feriado de 7 de setembro for muito ofensiva às instituições democráticas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sofrerá derrotas em diversos âmbitos.
Segundo o especialista, caso esse cenário se concretize, “o Supremo Tribunal Federal (STF) vai tomar decisões mais negativas em relação ao Palácio do Planalto”. Ele também destaca que as Forças Armadas ficariam “mais assustadas”, porque os atos são focados na Polícia Militar (PM), o que poderia gerar insurreições caso haja muita tensão.
Senado
De acordo com Abrucio, “a arena que mais preocupa hoje o presidente é o Senado”. O especialista explicou que um dos motivos para essa preocupação é a sabatina de André Mendonça, o indicado de Bolsonaro ao STF.
Em busca de apoio, Mendonça participou na noite desta quarta-feira (25) de um jantar oferecido pela bancada de senadores do PSD, a segunda maior da Casa.
Segundo cientista político, outros dois pontos que preocupam Bolsonaro no Senado são a CPI da Pandemia e a PEC dos Precatórios. “A proposta não passará se ele só usar a tática do confronto”, disse.
“Se Bolsonaro apostasse mais na conversa com os Poderes, as Forças Armadas e sobretudo o Senado, ele teria mais chances de montar um projeto reeleitoral em 2022 mais forte.”