Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cofundador do Talibã, Mullah Baradar retorna ao Afeganistão, disse fonte à CNN

    Mullah Abdul Ghani Baradar, vice-líder do grupo, não pisava no país há 20 anos

    Vasco Cotovio, da CNN

    O cofundador e vice-líder do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, está retornando ao Afeganistão, disse uma fonte, com conhecimento de seus movimentos, à CNN na terça-feira (17).

    “Mullah Baradar, com uma série de altos funcionários do Talibã, deixaram Doha para a província de Kandahar no Afeganistão”, afirmou a fonte, sem fornecer detalhes adicionais.

    O vice-líder e cofundador do Talibã não põe os pés no Afeganistão há 20 anos. Atualmente, ele chefia o gabinete político do grupo.

    Em 2010, ele foi preso no vizinho Paquistão pelas forças de segurança do país e libertado em 2018, quando os EUA intensificaram os esforços para deixar o Afeganistão.

    O presidente Donald Trump e Baradar, que foi o principal negociador do Talibã, falaram por telefone no ano passado, depois que os EUA e o grupo assinaram um acordo histórico no Catar em março de 2020. Trump considerou que foi uma boa conversa.

    “O relacionamento que tenho com o Mullah é muito bom”, disse Trump. “Eles querem acabar com a violência, eles gostariam de acabar com a violência”, afirmou o ex-presidente dos EUA.

    Baradar também se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da China, em Tianjin, China, em julho.

     

    (Texto traduzido. Leia o original em inglês.)

    Tópicos