Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Talibã tenta mostrar que pode governar Cabul após tomar poder no Afeganistão

    A correspondente Clarissa Ward relata o esforço do grupo para dar tons de 'normalidade' na capital, mas afegãos não acreditam na moderação dos militantes

    da CNN

    Faz apenas alguns dias que o Talibã tomou o controle do Afeganistão. Nas ruas de Cabul, capital do país, as imagens da nova realidade mudam a cada instante. Eis o que sabemos até o momento, de acordo com relatos da jornalista Clarissa Ward, da CNN:

    O caos em torno do aeroporto

    As pessoas têm lotado o aeroporto em suas tentativas de fuga enquanto países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, tentam evacuar seus próprios cidadãos e alguns afegãos em busca de proteção. O Talibã está fora do aeroporto e encontra-se encarregado do controle de multidões, relata Clarissa Ward.

    “Eles têm chicoteado pessoas, disparado tiros no ar, disparado tiros contra as pessoas”, disse ela. “Dentro do aeroporto, parece menos caótico porque está tendo algum efeito. Mas, no perímetro, é, claro, muito intimidante para as pessoas que querem desesperadamente sair deste país. E elas temem que o Talibã não as deixe sequer passar por esses pontos de controle”.

     

    Medo e tentativa de fuga

    Um membro da segurança do ex-presidente Ashraf Ghani diz que tem recebido mensagens ameaçadoras do Talibã e acredita que ele e sua família serão mortos.

    Ele está desesperado para fugir do país, mas diz: “Eu não sei nem mesmo como começar a fazer minha papelada. Eu não tenho conexão com a internet. Estou mudando de casa todas as noites. Estou dormindo no chão. Estou tentando manter meus filhos vivos”, relatou Ward sobre o caso.

     

    Menos postos de controle pelas ruas

    “Há definitivamente uma presença menor do que a que tínhamos visto anteriormente”, disse ela, acrescentando que há um fluxo constante de tráfego nas estradas e os serviços básicos estão funcionando.

    As pessoas podem conseguir alimentos, combustível e uma série de outras coisas nas ruas. Tudo isso aponta para o fato de que “o Talibã entendeu como era importante manter esta cidade ativa, com as coisas funcionando, mostrar que eles podem governar”, explicou Ward. 

    “Eles sabem que o mundo está de olho e querem mostrar que podem fazer isso. E eu acho que é por isso que eles são muito mais sábios do que eram antes”, declarou a jornalista.

    “Eles estão tentando proporcionar alguma lei e ordem, aliviando até mesmo sua presença nas ruas hoje, tentando fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade, que sua presença não seja ameaçadora. Mas, como eu disse repetidas vezes, isso não é suficiente para aliviar os medos das pessoas que trabalharam com os americanos, e que agora acreditam que suas vidas estão em alto risco”.

    (publicado por Giovanna Galvani)

    Tópicos