Com 4.058 casos de Covid-19, Tóquio registra novo recorde diário de infecções
Aumento de infecções na cidade-sede das Olimpíadas de 2020 fez o governo anunciar que iria estender o estado de emergência na capital e em outras cidades
Tóquio, a cidade-sede das Olimpíadas, confirmou 4.058 novos casos de coronavírus neste sábado (31), ultrapassando o limite de 4 mil pela primeira vez. A marca é atingida no dia seguinte ao governo anunciar que iria estender o estado de emergência na capital, na prefeitura de Okinawa e em mais quatro prefeituras.
O número de casos surgiu um dia depois que a capital registrou 3.300 novas infecções e ultrapassou o recorde de 3.865 casos apenas dois dias atrás. O número deste sábado, acima dos 1.128 casos relatados há uma semana, também ocorre depois que a contagem diária do país ultrapassou 10 mil pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, enquanto a variante Delta do vírus continua provocando novas infecções.
A média de novos casos na última semana na capital chegou a 2.920,0 casos, em comparação com 1.345,7 na semana anterior. A capital também relatou três mortes relacionadas ao coronavírus, segundo com o jornal Japan Times.
O quarto estado de emergência do país – que está atualmente ativo nas prefeituras de Tóquio e Okinawa até 22 de agosto – será estendido até 31 de agosto.
As medidas de quase-emergência entrarão em vigor nesta segunda-feira (2) nas prefeituras de Hokkaido, Ishikawa, Kyoto, Hyogo e Fukuoka e também duram até o final de agosto.
Na área de Kanto, as três outras prefeituras definidas para se juntar a Tóquio sob o novo estado de emergência relataram um número de casos recorde em um único dia: Kanagawa marcou 1.580, Chiba registrou 792 infecções e Saitama registrou 1.037.