Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho, aponta IBGE

    O acumulado no ano chegou a 19,11%, o maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014

    Funcionário em indústria.
    Funcionário em indústria. Foto: José Paulo Lacerda / Agência Brasil

    Lucas Janone, da CNN Brasil, no Rio de Janeiro

    Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, nesta quarta-feira (28), que a inflação da indústria avançou 1,31% em junho frente ao mês anterior, quando a alta registrada foi de 0,99%.

    Com isso, o acumulado no ano chegou a 19,11%, o maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada nos últimos 12 meses também foi recorde, com 36,81%.

    De acordo com o levantamento, das 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação no país, 18 tiveram variações positivas em junho. Para o gerente de análise e metodologia do IBGE, Alexandre Brandão, o aumento está diretamente relacionado com a variação cambial do dólar.

    “Grande parte dessa variação de 1,31% se explica pelo que ocorreu com os preços das indústrias extrativas. Depois de dois meses consecutivos com variações negativas na comparação mês contra mês imediatamente anterior, os preços do setor subiram, em média, 8,71%, devido à variação dos preços em dólar no mercado internacional”, destaca.

    Entre as quatro atividades que mais sofreram alta de preços no mês, além das indústrias extrativas (8,71%) e dos produtos de metal (2,80%), estão as indústrias de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,60%) e minerais não-metálicos (2,50%).