Últimas da Covid-19: Brasil tem 389 mortes; SP retoma aulas presenciais
As notícias mais importantes sobre a pandemia desta segunda-feira (2)
Com 389 mortes nas últimas 24 horas, o Brasil registrou, nesta segunda-feira (2), o menor número de mortes por Covid-19 desde o dia 3 de janeiro, quando foram confirmados 293 óbitos. O estado de São Paulo autorizou o retorno das aulas presenciais com até 100% da capacidade nas escolas da rede estadual e particulares nesta segunda. Saiba mais.
São Paulo: mais de 350 pessoas já recusaram vacina devido à marca do imunizante
Na cidade de São Paulo, ao menos 365 pessoas já assinaram termo de recusa da vacina contra Covid-19 por causa da fabricante do imunizante, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgadas nesta segunda-feira. Leia mais.
Brasil registra menor número de mortes por Covid-19 desde 3 de janeiro
Nesta segunda-feira, o Brasil registrou 389 mortes e 15.143 novos casos de Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) referentes às últimas 24 horas. Este é o menor número de óbitos já registrado desde o dia 3 de janeiro, quando o país teve 293 mortes. Leia mais.
17 milhões de vacinas da Pfizer serão entregues ao Brasil até 22 de agosto
O Brasil receberá 17.640.090 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 até o dia 22 de agosto. A expectativa da farmacêutica norte-americana é de enviar ao país entre 1 milhão e 2 milhões de doses por dia. Leia mais.
Painel da Vacina: Brasil está em 66º no ranking global e é 4º no total de doses
O Brasil voltou a ocupar o 66º lugar no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira, na relação a cada 100 habitantes. O país, que iniciou a vacinação há mais de cinco meses, já esteve na 56ª posição desse ranking e chegou a descer para a 70º. Leia mais.
Máscara e distanciamento dão o tom da volta às aulas em São Paulo; veja imagens
As escolas da rede estadual e particulares de São Paulo estão autorizadas a retomar as aulas presenciais com até 100% da capacidade a partir desta segunda-feira. Desde abril, todas operavam com o limite de até 35% dos estudantes. Agora, a regra é que as escolas mantenham o espaço de um metro entre os estudantes – a regra anterior era de espaço de 1,5 metro entre os alunos. Leia mais.
Cidade do Rio espera receber novas doses até quarta-feira para seguir vacinação
O secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, esteve nesta segunda-feira no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, para acompanhar a nova etapa da campanha de vacinação na capital. O secretário informou ter doses para seguir a campanha de imunização até a próxima quarta-feira (4), mas está confiante em novas entregas por parte do Ministério da Saúde, para garantir a aceleração do calendário. Leia mais.
RJ vive pior momento de internações para crianças até 9 anos, aponta pesquisador
Um levantamento realizado pelo pesquisador Léo Bastos, do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz) aponta que o Rio de Janeiro enfrenta o pior momento da pandemia em relação a internações de crianças de zero a nove anos. São 64 com Covid-19 e em tratamento nas unidades de saúde de todo o estado com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Leia mais.
Distrito Federal flexibiliza restrições e autoriza desfile do 7 de Setembro
O governo do Distrito Federal anunciou nesta segunda-feira uma nova flexibilização das medidas de restrição adotadas em função da pandemia do novo coronavírus. O governo promete a publicação de novo decreto amanhã, autorizando atividades que estavam proibidas. Leia mais.
Vacinação em massa na Maré ultrapassa a meta da Prefeitura do Rio
A vacinação em massa no Complexo da Maré superou a meta estabelecida pela Prefeitura do Rio e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em quatro dias, foram vacinados 33.774 mil moradores do maior conjunto de favelas da Zona Norte do Rio. A imunização dos moradores, que começou na última quinta-feira (29), foi finalizada neste domingo (1), por volta do meio-dia. A meta era antecipar a vacinação de mais de 30 mil adultos jovens. Leia mais.
Botucatu (SP) tem queda de 86,7% de internações após vacinação em massa
A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, apresentou queda de 86,7% nas internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias, devido a complicações pela Covid-19, pouco mais de dois meses depois de iniciar a vacinação em massa da população contra o novo coronavírus. Leia mais.
Aulas presenciais podem ser obrigatórias em setembro em São Paulo, diz secretário
Com a reabertura das escolas estaduais em São Paulo nesta segunda-feira, o governo quer avaliar os riscos do ensino presencial para a transmissão da Covid-19 e, segundo o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, caso seja considerado seguro, esse retorno vai passar de opcional para obrigatório a partir de setembro. Leia mais.
Butantan recebe insumos para produção de 4 milhões de doses da Coronavac
O governo do estado de São Paulo e o Instituto Butantan receberam na noite deste domingo (1) mais um lote de insumos para a produção da vacina Coronavac. O voo com 2 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) veio de Pequim, na China, e pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 21 horas deste domingo. Leia mais.
Um mês após meta de Biden, EUA atingem 70% da população vacinada com uma dose
Setenta por cento dos adultos dos Estados Unidos estão vacinados contra a Covid-19 com pelo menos uma dose, atingindo a meta do presidente Biden com cerca de um mês de atraso, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. Leia mais.
Tóquio registra 2.195 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira
Tóquio, cidade-sede das Olimpíadas 2020, registrou 2.195 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira, informou o governo metropolitano da capital japonesa. Leia mais.
Goiânia inicia vacinação de pessoas a partir de 33 anos com agendamento
A cidade de Goiânia avança na vacinação contra a Covid-19 e começa a aplicar nesta segunda-feira a primeira dose em pessoas a partir de 33 anos. É preciso fazer o agendamento para conseguir receber o imunizante. Leia mais.
Falta ‘pílula do dia seguinte contra Covid’ para controlar pandemia, diz médico
Em entrevista à CNN nesta segunda-feira, o infectologista da Unifesp, Ricardo Sobie, avaliou que o combate ao coronavírus tem que ser “multifatorial”. Ele explicou que o arrefecer dos números da pandemia não será “exclusivamente propiciado pelas vacinas”: “Precisa ter uma abordagem multifatorial, ainda falta um medicamento que mate o vírus e corte a cadeia de transmissão, como uma pílula do dia seguinte”. Leia mais.