Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mapa de Risco Covid-19: Rio de Janeiro mantém estabilidade com sinal de alerta

    Levantamento indica queda de 13% nos óbitos em duas semanas no estado

    Regiões do Rio de Janeiro mantém tendência de alta para internações por Covid-19
    Regiões do Rio de Janeiro mantém tendência de alta para internações por Covid-19 Foto: Fabio Teixeira/Anadolu Agency via Getty Images

    Da CNN, em São Paulo

    A 43ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro teve redução de 13% no número de óbitos provocados pela Covid-19 e de 20% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), entre as semanas epidemiológicas 30 (de 25 de julho a 31 de julho) e 28 (11 a 17 de julho) de 2021.

    Embora o documento mostre o estado em risco baixo (bandeira amarela) pela quinta semana consecutiva, os indicadores epidemiológicos e a capacidade do sistema indicam tendência de alta em algumas regiões. Por conta disso, a Secretaria da Saúde acionou o Plano de Contingência, que prevê de forma preventiva a abertura de mais 20 leitos no Hospital estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), unidade exclusiva para atendimento de Covid que já opera hoje com 150 leitos.

    O planejamento também prevê um chamamento público para contratação de leitos de CTI e a suspensão da desmobilização do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns Neumann (HRZA), que estava sendo transformado para atender pacientes não Covid.

    “Observamos um discreto aumento de casos nessas últimas semanas e, de forma antecipada, colocamos em prática o Plano de Contingência da Covid-19. Ele prevê a ativação de níveis de contingência a partir de determinados cenários epidemiológicos e nos permite tomar algumas decisões, como a abertura ou o fechamento de leitos, com mais tranquilidade”, analisa o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

    Das nove regiões do estado, cinco permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II. As regiões Metropolitana I e Noroeste permanecem em bandeira vermelha. As regiões  Norte e Centro-Sul estão em bandeira laranja.
    Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

    Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

    O estado do Rio ultrapassou a marca de 12 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 nesta semana.  Até o momento, 66% da população adulta do estado já recebeu a primeira dose contra o coronavírus e pouco mais de 29% receberam a segunda dose ou a dose única.

    Nesta última semana, a SES realizou a entrega de mais de 1,1 milhão de doses de vacinas contra Covid-19. Foram distribuídos imunizantes aos municípios na sexta-feira (06), sábado (07), domingo (08), segunda-feira (09), quarta-feira (11) e quinta-feira (12) e hoje (13). Uma nova remessa também será entregue neste sábado (14).