Contrato da Covaxin cancelado, Ítalo no Brasil e mais da noite de 29 de julho
5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, reúne as principais notícias do Brasil e do mundo
Incerteza para o depoimento de Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, à CPI da Pandemia, o depoimento do ex-ministro Eduardo Pazuello à Polícia Federal e mais da noite desta quinta-feira, 29 de julho de 2021.
Covaxin cancelada
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou nesta quinta-feira (29) o cancelamento do contrato da vacina indiana Covaxin, com a Precisa Medicamentos. A Controladoria-Geral da União não encontrou irregularidades no preço e no prazo do contrato com a Covaxin. Mas a investigação continua por causa de uma suposta adulteração de um documento apresentado pela Precisa Medicamentos.
Depoimento marcado
O sócio da Precisa, que negociou a compra da Covaxin com o governo, está tentando adiar mais uma vez a ida à CPI. Francisco Maximiano entrou no Supremo Tribunal Federal para que não seja obrigado a comparecer e depois enviou um comunicado para comissão dizendo que está na Índia. O depoimento de Maximiano está previsto para a quarta-feira, dia 4 de agosto. O vice-presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ameaçou pedir a prisão de Maximiano.
Pazuello fala à PF
Durou 4 horas o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à Polícia Federal. Entre as declarações, Pazuello disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o orientou de modo “informal” a apurar as denúncias de corrupção no contrato do ministério com a Covaxin para aquisição de vacinas. A versão apresentada por ele aos policiais é a mesma dada pelo presidente. Leia a íntegra do depoimento.
Inflação
A inflação do aluguel vem abaixo do esperado em julho. O Índice Geral de Preços Mercado, usado para calcular o reajuste dos aluguéis, ficou em 0,78% em julho. Com esse resultado, o IGP-M acumula alta de 15,98% no ano e de 33,83% no período de 12 meses.
De volta
O primeiro medalhista de ouro brasileiro, o surfista Ítalo Ferreira, desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Ítalo chegou com a medalha no peito e falou com os jornalistas sobre a emoção dessa conquista. O surfista seguiu para a cidade natal, Baía Formosa, no Rio Grande do Norte.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Publicado por Marina Motomura)