Governo do Rio de Janeiro suspende aulas presenciais em 24 municípios
Capital subiu de risco moderado para alto de transmissão da Covid-19, mas manterá aulas nas escolas municipais
O governo do estado do Rio de Janeiro suspendeu as aulas presenciais na rede pública estadual de 24 municípios, incluindo a capital, devido ao aumento da taxa de transmissão da Covid-19. Outras 12 cidades já estavam com as aulas presenciais suspensas, devido ao alto risco de transmissão, totalizando 36 municípios.
De acordo com o Governo do Rio, o impedimento às aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino se dá por dois fatores: bandeira epidemiológica publicada semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde e Decretos Municipais.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação explicou que, em caso de bandeiras vermelha e roxa, as unidades escolares da rede pública estadual funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos. As aulas, nesses casos, acontecerão somente de forma remota.
A Prefeitura do Rio informou, no entanto, que “segue as determinações sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19” e as aulas presenciais serão mantidas nas escolas da rede municipal de ensino.
Agora, 56 municípios fluminenses estão autorizados a oferecer aulas no modelo de ensino híbrido (presencial e remoto), durante a próxima semana, entre os dias 9 e 13 de agosto. A ida presencial é facultativa.