Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Exoneração de servidor suspeito de receber propina teve impacto em vacinação

    Saída de Roberto Dias, acusado de pedir propinas, é uma das causas pelo atraso na distribuição de vacinas

    Kenzô Machida e Gabriel Hirabahasi, da CNN em Brasília

     

    Depois que seis cidades pararam a vacinação de primeira dose contra a Covid-19, o ministério envia, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), quase 9,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados de modo a atender a demanda dos prefeitos para dar andamento à imunização no país. A mudança na Diretoria de Logística do Ministério da Saúde é apontada por fontes ouvidas pela CNN como motivo para o atraso na distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19.

    No fim de junho, o governo federal exonerou Roberto Ferreira Dias, que era o diretor de Logística do Ministério da Saúde. O servidor é acusado de ter pedido propina em negociações envolvendo vacinas contra a Covid-19.

     

    Estados cujas capitais tiveram de paralisar a vacinação por falta de doses receberão mais de 2 milhões de doses para suprir essa necessidade. Levantamento da CNN mostra que Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Vitória, Campo Grande e João Pessoa tiveram de paralisar a vacinação contra a Covid-19 por falta de doses.

    O governo do estado do Rio de Janeiro receberá 583 mil doses, que serão distribuídas aos municípios, entre eles a própria capital. O mesmo acontecerá com os demais estados. A Bahia receberá 613 mil doses. O Pará, 425 mil; o Espírito Santo, 193 mil; o Mato Grosso do Sul, 112 mil; e a Paraíba, 168 mil.

    Os dados de entrega de vacinas constam em ofícios do Ministério da Saúde aos quais a CNN teve acesso. A pasta se divide para entregar doses da Coronavac, além de vacinas da Pfizer e da Astrazeneca/Oxford.

    Procurado, o Ministério da Saúde explicou os critérios de distribuição das vacinas. Leia a íntegra da nota abaixo:

    “O Ministério da Saúde informa que iniciou nesta segunda-feira (26) a distribuição de mais de 10,2 milhões de doses da vacina Covid-19 para estados e Distrito Federal. Na última semana, 8,7 milhões de doses dos imunizantes chegaram às unidades da Federação. Ao todo, mais de 164,4 milhões de doses já foram enviadas pelo Ministério da Saúde para imunização da população brasileira em todo o país.

    Cabe ressaltar que, semanalmente, realiza reuniões junto aos estados, municípios de Distrito Federal para definir a estratégia de imunização e o quantitativo de doses a serem entregues aos entes federados.

    O ministério esclarece, que, após a entrega dos imunizantes pelos laboratórios, as doses passam por um controle de qualidade rigoroso, contagem e rotulagem no Centro de Distribuição Logístico, em Guarulhos (SP). Só então depois dessa etapa, os imunizantes são liberados para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas, em uma operação logística complexa e realizada em tempo recorde.”

    Ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias
    Ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias
    Foto: Pedro França/Agência Senado