Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Seleção Brasileira encerra 2023 com 37% de aproveitamento

    Em sexto lugar nas Eliminatórias, Brasil emendou sua terceira derrota consecutiva

    Bruno Rodriguesda CNN

    A derrota para a Argentina nesta terça-feira (21), no Maracanã, pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, agravou a crise vivida pela Seleção Brasileira em 2023.

    Além de ter registrado seu primeiro revés como mandante em partidas do classificatório sul-americano na história, o resultado de 1 a 0 fez com que o aproveitamento do Brasil na temporada despencasse.

    Em nove partidas no ano, a equipe somou três vitórias, um empate e cinco derrotas — aproveitamento de apenas 37%.

    Desde a saída de Tite após a Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira já teve dois técnicos, ambos interinos. O primeiro foi Ramon Menezes, treinador das seleções sub-20 e olímpica, que comandou o time nos amistosos contra Marrocos (derrota por 2 a 1), Guiné (vitória por 4 a 1) e Senegal (nova derrota, 4 a 2).

    Com a contratação de Fernando Diniz, que divide o comando da equipe nacional com o trabalho no Fluminense, o Brasil estreou nas Eliminatórias com uma goleada de 5 a 1 sobre a Bolívia, em Belém. Na segunda rodada, venceu também o Peru, em Lima, por 1 a 0.

    A sequência de tropeços começou com o empate diante da Venezuela (1 a 1), em Cuiabá, na data Fifa de outubro, seguido de derrota por 2 a 0 para o Uruguai em Montevidéu. Foi o primeiro resultado negativo contra os uruguaios em 22 anos.

    Agora em novembro, a seleção comandada por Diniz continuou em queda livre. Na última quinta-feira (16), perdeu de virada para a Colômbia, em Barranquilla, por 2 a 1 — a equipe nunca havia perdido para os colombianos por Eliminatórias.

    Nesta terça (21), no Maracanã, novo revés no último compromisso do Brasil em 2023: 1 a 0 diante da Argentina, gol de Nicolás Otamendi.

    Com sete pontos, a Seleção Brasileira está na sexta colocação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O Equador, que iniciou o classificatório com -3 pontos por conta de uma punição, está na quinta posição.

    Os jogos do Brasil em 2023

    • 25/3: Brasil 1 x 2 Marrocos, amistoso – Estádio Ibn Batouta
    • 17/6: Brasil 4 x 1 Guiné, amistoso – RDCE Estadium
    • 20/6: Brasil 2 x 4 Senegal, amistoso – José Alvalade
    • 8/9: Brasil 5 x 1 Bolívia, Eliminatórias – Estádio Mangueirão
    • 12/9: Peru 0 x 1 Brasil, Eliminatórias – Estádio Nacional de Lima
    • 12/10: Brasil 1 x 1 Venezuela, Eliminatórias – Arena Pantanal
    • 17/10: Uruguai 2 x 0 Brasil, Eliminatórias – Estádio Centenario
    • 16/11: Colômbia 2 x 1 Brasil, Eliminatórias – Estádio Metropolitano
    • 21/11: Brasil 0 x 1 Argentina, Eliminatórias – Maracanã

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos