Equador começou Eliminatórias com pontuação negativa e já ultrapassou o Brasil
Problema com documentação de jogador motivou punição ao Equador
A Seleção do Equador tem uma campanha melhor que a brasileira nas Eliminatórias da Copa. Os equatorianos estão na quinta posição, o Brasil é o sexto. Mas, nem sempre foi assim. O time do zagueiro Arboleda (do São Paulo) começou a competição com pontuação negativa.
Antes da estreia, na derrota para a Argentina, em setembro, o Equador aparecia como lanterna e com pontuação de -3. O motivo foi uma fraude, segundo tribunal esportivo.
Uma sanção imposta pelo TAS, o Tribunal Arbitral do Esporte, em novembro de 2022, entendeu que o lateral Byron Castillo tinha problemas com passaporte e não poderia ter defendido a Seleção do Equador no qualificatório da Copa do Catar.
O pedido foi feito à Fifa pela Federação Chilena. Eles afirmaram que, pela documentação, Castillo teria nascido na Colômbia e que o processo de naturalização não foi feito. À época, a Fifa recusou a petição e, por isso, ela foi levada para o TAS, na Suíça, que reconheceu a reclamação chilena.
O Chile tentava disputar a Copa de 2022, mas não conseguiu a vaga disputada na justiça esportiva. O Equador foi ao Catar e, no Grupo A, ficou na terceira posição e não avançou na competição.
Eliminatórias
O Equador tem 8 pontos em 6 jogos, com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. O último resultado positivo foi contra o Chile, nesta terça (21), por 1 a 0, em Quito.
Após o 1 a 0 contra a Argentina, o Brasil perdeu mais uma posição e caiu para a 6º posição.