Líder do Hamas afirma estar “perto de chegar a um acordo de trégua”
Ismail Haniyeh não deu detalhes das conversas mediadas pelo Catar
O Hamas está “perto de chegar a um acordo de trégua” com Israel, disse o líder do grupo radical islâmico, Ismail Haniyeh, em um comunicado postado no Telegram.
A declaração de Haniyeh vem depois de o Hamas dar uma resposta aos mediadores no Catar.
“O movimento entregou sua resposta aos irmãos no Catar e aos mediadores, e estamos perto de chegar a um acordo de trégua”, disse Haniyeh.
Haniyeh não deu mais detalhes sobre o acordo.
Na segunda-feira (20), o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, também disse que as negociações estão “chegando perto do fim” para a libertação de reféns mantidos pelo Hamas, mas ele se recusou a dar detalhes de um possível acordo.
“Sei que todos estão interessados nos números e em quem serão. Estamos trabalhando nisso literalmente em tempo real com ambos os lados. Então, acho que é melhor não especular sobre como será. Obviamente, estamos focados nos cidadãos americanos que sabemos que estão sendo mantidos como reféns e queremos que eles saiam, todos eles, todos deveriam sair agora”, disse Kirby.
Nos últimos dias, fontes disseram à CNN que um possível acordo para garantir a libertação de alguns reféns e uma pausa temporária nos combates podem estar perto, após semanas de negociações entre os Estados Unidos, Israel e Hamas, mediadas pelo Catar.