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    MP do RJ apura a falta de atendimento da Enel em Niterói

    Temporal deixou diversos bairros sem luz na região metropolitana do estado

    Duda CambraiaVinícius Bernardesda CNN

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro instaurou na segunda-feira (20) um procedimento administrativo para apurar as falhas da concessionária de energia Enel na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

    O procedimento busca saber os motivos da demora nos reparos na rede elétrica que deixou diversos bairros de Niterói sem luz. Segundo a prefeitura, a cidade registrou um recorde na velocidade dos ventos em sua história, chegando a 137 quilômetros por hora.

    A chuva que atingiu a cidade no sábado derrubou cerca de 35 árvores. Em nota, a prefeitura de Niterói informa que vários pontos da cidade enfrentaram falta de energia. Os túneis, os hospitais Getulinho e Orêncio de Freitas e a Policlínica Sérgio Arouca tiveram que operar com geradores.

    O temporal provocou a queda da estrutura do palco montado na praia de Icaraí para os shows de Marisa Monte, Barão Vermelho e Detonautas, que aconteceriam no final de semana. Os shows foram adiados ainda sem data prevista.

    Além disso, as apresentações que seriam realizadas nesta segunda (20), no Caminho Niemeyer, no evento Viva Zumbi, pelo Dia da Consciência Negra, também foram adiadas.

    “O MPRJ recebeu reclamações sobre a falta de luz e a inércia da concessionária”, relatou o MP-RJ em nota à imprensa.

    No comunicado, o MP informou que vai anexar o procedimento com o registro das queixas ao processo em tramitação na justiça que condenou a empresa Ampla (controlada pelo Grupo Enel) à obrigação de restabelecer a energia elétrica no prazo de seis horas, sob pena de multa de R$ 20 mil, por cada descumprimento.

    “A Promotoria de Justiça do Consumidor também acompanha a CPI da Enel, instalada em março deste ano, pela Câmara de Vereadores de Niterói, e que apura as falhas da concessionária que resultam em interrupções no fornecimento de energia elétrica.

    Há inquéritos ainda em andamento que cobram previsão da troca de postes, instalação de transformadores, entre outros aspectos do serviço”, afirma o órgão através de nota enviada à imprensa.

    Posicionamento da Enel

    A CNN entrou em contato com a Enel que afirmou não ter sido notificada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A distribuidora afirma que 91% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18) no Rio de Janeiro já tiveram o serviço normalizado.

    “O evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia. Neste momento, as cidades mais afetadas são Niterói, São Gonçalo, Petrópolis e Maricá”, informou a Enel através de nota à imprensa.

    Segundo a distribuidora, o número de equipes em campo foi reforçado para agilizar o atendimento às emergências. “A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível”.

    O porta-voz da Enel, José Luis Salas, disse que equipes da Enel em São Paulo estão chegando ao Rio de Janeiro para dar apoio nas ocorrências que ainda estão pendentes. “Nós estamos preparados para enfrentar esses eventos climáticos”. afirmou o porta-voz em vídeo enviado à imprensa.

     

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