Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após explosão, Filipinas aumentam o nível de risco para o vulcão Taal

    Taal é um dos menores vulcões ativos do mundo; uma erupção em 1911 matou mais de 1.300 pessoas

    História da Reuters

    As autoridades nas Filipinas começaram a evacuar milhares de pessoas na quinta-feira (1º), após aumentar o status de alerta em um vulcão agitado que expeliu uma nuvem de gás e vapor de 1 quilômetro (0,62 milhas) de altura.

    O alerta para o vulcão Taal, a cerca de 70 quilômetros (43 milhas) ao sul do centro de Manila, foi elevado do nível 2 para o nível 3 na escala de 5 camadas, o que a agência de sismologia e vulcanologia disse que significava uma “intrusão magmática” na principal cratera “poderia levar a novas erupções”.

    Taal é um dos menores vulcões ativos do mundo. Apesar de ter apenas 311 metros (1.020 pés), pode ser mortal, e uma erupção em 1911 matou mais de 1.300 pessoas.

    Em janeiro do ano passado, o vulcão Taal lançou uma coluna de cinzas e vapor de até 15 quilômetros (9,3 milhas) no céu, o que forçou mais de 100.000 pessoas a abandonar suas casas, cancelamentos de voos generalizados e quedas de cinzas pesadas em Manila.

    A água na cratera de Taal ferveu antes e depois de sua erupção, mostrou um vídeo postado na página do Facebook da agência de sismologia.

    Filipinas aumenta o nível de risco do vulcão Taal
    Filipinas aumenta o nível de risco do vulcão Taal
    Foto: CNN

    O magma entrou em contato com a água da cratera, que se transformou em gás e vapor, conhecida como erupção freatomagmática.

    “Freatomagmático é mais perigoso porque já existe uma interação com o magma”, disse Maria Antonia Bornas, chefe da divisão de monitoramento e previsão de erupção da agência, em entrevista coletiva.

    As cidades de Agoncillo e Laurel, situadas no lago ao redor do vulcão Taal, correm o risco de erupção e tsunami vulcânico, disse a agência de sismologia.

    A agência nacional de desastres alertou sobre terremotos relacionados à erupção.

    A evacuação de Agoncillo começou no final da tarde, disse o governador provincial de Batangas, Hermilando Mandanas, com mais de 3.500 famílias – quase 14.500 pessoas – a serem transferidas para áreas seguras.

    Caminhões foram enviados para ajudar e centros de evacuação estão sendo preparados, acrescentou.