Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin ordena ajuda russa para que Belarus supere sanções ocidentais

    País aliado da Rússia passou a sofrer com sanções após o governo de Lukashenko forçar o pouso de um avião da Ryanair em maio

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante fórum econômico em São Petersburgo
    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante fórum econômico em São Petersburgo Foto: Reuters (4.jun.2021)

    Reuters

    O presidente Vladimir Putin ordenou ao governo da Rússia que ajude Belarus a resistir às sanções ocidentais impostas durante a repressão de Minsk aos oponentes políticos, disse o Kremlin na quinta-feira (15).

    O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, viajou para a Rússia, um aliado próximo, para manter conversas com Putin nesta terça-feira. 

    A União Europeia e os Estados Unidos impuseram medidas punitivas à Belarus nos últimos meses. As restrições acontecem após o pouso forçado de um avião de passageiros em Minsk.

    Lukashenko ordenou a aterrisagem do avião da Ryanair para detenção de um crítico do governo em maio. A medida provocou a reação de diversos países e o CEO da Ryanair chegou a afirmar que o pouso forçado foi um sequestro apoiado pelo próprio estado

    “O apoio à Bielo-Rússia no contexto de sanções tão sufocantes está na agenda, e o governo recebeu instruções e está trabalhando nesse sentido”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

    Vladimir Putin e Alexandr Lukashenko se reúnem
    Vladimir Putin e Alexandr Lukashenko se reúnem em Sochi, na Rússia, em 14 de setembro de 2020
    Foto: Instagram/ Reprodução

    (Reportagem de Gleb Stolyarov; escrita por Tom Balmforth; edição por John Stonestreet)