Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA: Imagens mostram água jorrando na garagem momentos antes de prédio desabar

    Casal hospedado em hotel próximo gravou vídeo depois de ouvir estrondo na madrugada de quinta-feira (24); eles tentaram alertar moradores, mas não tiveram tempo

    Boris Sanchez, da CNN

    Um casal hospedado em um hotel próximo gravou um vídeo que mostra destroços no chão e água jorrando no estacionamento subterrâneo do prédio em Surfside, na Flórida, minutos antes dele desabar na semana passada.

    Adriana Sarmiento e Roberto Castillero estavam em um hotel próximo quando gravaram o vídeo na madrugada de 24 de junho. Na gravação, feita após o casal ouvir um estrondo, é possível ver água escorrendo do teto e pedaços de concreto parecem cair no chão.

    O casal observou os moradores do prédio Champlain Towers South correrem para suas varandas, confusos com o som. Sarmiento disse que ela e Castillero correram para a rua, tentando acenar para os moradores saírem do prédio, mas eles não conseguiam entendê-la.

    O casal traumatizado se lembra apenas de flashes do que aconteceu a seguir. “Poeira, e depois vidro, pedra, e então comecei a correr para salvar minha vida”, disse Castillero.

    Demorou alguns minutos para eles perceberem o que aconteceu.

    O vídeo que o casal gravou após o colapso mostrou uma enorme pilha de escombros e destroços de onde eles estavam até correrem de volta para o hotel. Eles não acreditavam.

    “Eu disse: ‘Onde estão as pessoas na varanda?’”, relemrbou Castillero. “Eu não percebi que a varanda não estava lá.”

    Sarmiento disse que essa imagem permaneceu em sua mente. “Para mim, tem sido muito difícil pensar em todos que moraram lá”, disse ela.

    Na noite de quarta-feira, o número de mortos no colapso era de 18, com 145 pessoas desaparecidas, disseram as autoridades.

    Adriana Sarmiento e Roberto Castillero tentaram alertar moradores na Flórida
    Adriana Sarmiento e Roberto Castillero tentaram alertar moradores depois de ouvirem barulho de água jorrando na garagem do prédio
    Foto: Adriana Sarmiento Roberto Castillero/CNN

    A garagem subterrânea era uma área que os inspetores disseram em 2018 que precisava de reparos

    Um engenheiro escreveu em um relatório que a “falha na impermeabilização” abaixo do deck da piscina estava “causando grandes danos estruturais à laje estrutural de concreto abaixo dessas áreas” e alertou que a falha em substituí-la em um futuro próximo faria com que “a deterioração do concreto se expandisse exponencialmente.”

    A investigação sobre o colapso está apenas começando e os especialistas disseram que levará meses para determinar o que causou a queda das 55 unidades em duas seções do edifício.

    (Texto traduzido; leia o original em inglês)