Lula telefona para presidente da comissão europeia por acordo Mercosul-UE
Ligação pode contribuir para os ajustes finais da negociação entre os blocos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta segunda-feira (20), uma ligação para a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.
A ligação ocorreu na tentativa de avançar em pontos políticos do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Fontes da diplomacia brasileira acreditam que a ligação entre Lula e Von der Leyen pode contribuir para os ajustes finais da negociação que pode ser finalizada até a próxima cúpula de presidentes do Mercosul, marcada para 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Na avaliação reservada de funcionários do governo brasileiro, o fechamento do acordo é uma forma de preservar o Mercosul, depois da eleição do ultradireitista Javier Milei na Argentina. O acordo poderia convencer Milei a apostar no bloco. O ultraliberal quer uma abertura econômica mais rápida da Argentina.
Em 2019, os países do bloco sul-americano aprovaram uma “cláusula de vigência bilateral” para o tratado com a União Europeia. Isso significa que o acordo entra em vigência quando um dos sócios do Mercosul ratifica pelo seu poder legislativo, sem a necessidade de espera por todos os membros — Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Nos últimos dois meses, segundo relatos feitos à CNN, houve avanços relevantes nas conversas. Uma nova rodada de negociações deve ser realizada até o fim da próxima semana para os últimos ajustes.