Índia: queda de raio perto de ponto turístico deixa ao menos 18 mortos
Relâmpago atingiu o Forte Amer, na cidade de Jaipur; em junho de 2020, cerca de 107 pessoas foram mortas por raios nos estados de Uttar Pradesh e Bihar
Pelo menos 18 pessoas foram mortas após um raio cair nas proximidades de um ponto turístico popular na cidade de Jaipur, na Índia, ao norte do estado de Rajasthan, na noite deste domingo (11).
O fenômeno atingiu o Forte Amer, nos arredores da cidade, de acordo com Shankar Lal Saini, um oficial sênior de gerenciamento de desastres em Jaipur.
“Havia uma torre lá. Quando o raio caiu, a parede da torre desabou, muitas pessoas foram soterradas sob ela. Como o forte ficava em uma colina, quando os destroços estavam caindo e o espaço reduzido, algumas pessoas também caíram em uma vala,” Saini disse à CNN.
O incidente aconteceu às 18h30 deste domingo e oficiais da polícia e da Defesa Civil realizaram operações de resgate até às 7h desta segunda-feira (12), no horário local, segundo Saini.
Mulheres e crianças estão entre as vítimas fatais. Os corpos foram enviados ao Hospital Sawai Man Singh.
Outras 11 pessoas foram resgatadas e estão em condições estáveis, disse Saini. Segundo ele, as pessoas que estavam no forte eram moradores da cidade e turistas.
“Porque é uma área montanhosa e há muitas árvores que as equipes de resgate ficaram procurando até de manhã, para o caso de alguém ficar para trás, mas agora todas as pessoas foram encontradas”, disse Saini.
Várias pessoas também foram mortas por raios em outras partes de Rajasthan, de acordo com o ministro-chefe Ashok Gehlot. Ele pediu às autoridades que prestassem assistência imediata às famílias dos mortos.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também expressou suas condolências no Twitter.
“Muitas pessoas perderam a vida devido a raios em algumas áreas do Rajasthan. Isso doeu muito. Expresso minhas mais profundas condolências às famílias dos falecidos”, tuitou o gabinete do primeiro-ministro na manhã desta segunda-feira (12).
Mortes por raios são comuns na Índia e na região do sul da Ásia em maio e junho de cada ano. Houve 2.885 mortes atribuídas a raios em 2017 e 2.357 em 2018, de acordo com o National Crime Records Bureau da Índia.
Em junho de 2020, pelo menos 107 pessoas foram mortas por raios nos estados de Uttar Pradesh e Bihar em apenas dois dias.
(Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)