Mês do orgulho LGBTQIA+: Veja fotos de manifestações pelo mundo
Em junho é comemorado o mês do orgulho LGBTQIA+; para marcar o mês e continuar a busca por direitos, milhares de pessoas foram às ruas ao redor do mundo
[cnn_galeria id_galeria=”453453″ title_galeria=”Mês do orgulho LGBTQIA+: Veja fotos de manifestações pelo mundo”/]
No mês do orgulho LGBTQIA+, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar por mais direitos, celebrar suas identidades e pedir o fim da homofobia em diversos países.
As marchas convocadas para este fim de semana marcam o 52º aniversário da revolta de 1969 após uma operação policial no bar The Stonewall Inn, em Nova York, que era frequentado pela comunidade gay. O caso se tornou um importante marco da história do movimento.
Nos Estados Unidos, a tradicional New York City Dyke March chegou a sua 29ª edição. Milhares de pessoas marcharam neste sábado (26), em Nova York. Neste domingo (27), uma nova manifestação acontece na cidade.
A Dyke March se autodenomina uma marcha de protesto, ao invés de um desfile, é uma “demonstração de nosso direito garantido na Primeira Emenda de protestar”, diz o site da organização.
Devido à pandemia, a marcha foi realizada virtualmente em 2020. Neste ano, a marcha começou no Bryant Park e terminou no Washington Square Park, em Nova York.
As marchas do mês do orgulho LGBTQIA+ também aconteceram em Londres neste fim de semana.
A London Trans + Pride reuniu milhares de manifestantes e a comunidade trans, não-binária e intersexual, que celebraram suas identidades com fantasias e desfiles – e pediram por respeito e direitos iguais.
Na Alemanha, manifestantes ocuparam as principais vias de Berlim com pedidos por mais direitos e celebrando o mês. Diversas marchas e encontros do orgulho LGBTQIA+ ocorreram neste sábado em Berlim, cada uma com sua própria ênfase política e temática.
Em Roma, os protestos também aconteceram por meio de uma caminhada da Piazza Vittorio Emanuele para Piazza della Republica, em Roma.
Em El Salvador, manifestantes agitam bandeiras do arco-íris em protestos na capital, San Salvador, neste sábado (26). O desfile ocorre após a Assembleia Legislativa apresentar os projetos de lei sobre identidade de gênero para a igualdade e contra a discriminação.