Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pensão por morte do INSS: entenda o que é e quem tem direito ao benefício

    Auxílio é destinado aos dependentes de pessoas falecidas e pode variar nos casos de aposentados e contribuintes

    Atualmente, há mais de 1,7 milhão de pedidos à espera de análise, sendo que cerca de 1 milhão desses, aguarda há mais de 45 dias
    Atualmente, há mais de 1,7 milhão de pedidos à espera de análise, sendo que cerca de 1 milhão desses, aguarda há mais de 45 dias Foto: Henry Milleo/ Agência Brasil

    Tatiana Paiva, colaboração para o CNN Brasil Business

     

    A pensão por morte do INSS é destinada aos dependentes de contribuintes falecidos. O objetivo é auxiliar financeiramente a família no momento da perda. O pagamento mensal é feito pelo próprio INSS assim que é comprovada a relação familiar e a necessidade do recebimento. 

    Tire suas dúvidas sobre o auxílio:

    Quem tem direito à pensão por morte

    –      Para cônjuge ou companheiro(a): comprovar casamento ou união estável até a data do falecimento;

    –      Para filhos e equiparados: ter menos de 21 anos;

    –      Para filhos e equiparados inválidos: com invalidez confirmada por perícia;

    –      Para os pais: comprovar dependência econômica;

    –      Para os irmãos: comprovar dependência econômica e idade inferior a 21 anos, a não ser que tenham alguma deficiência.

     

    Valor da pensão

    Os dependentes solicitantes da pensão por morte do INSS têm direito a receber 50% do valor da aposentadoria mais 10% para cada dependente, com limitação de 100% do que era pago ao aposentado. 

    Caso o falecido não seja aposentado, o INSS realiza uma análise das contribuições e calcula quanto seria a aposentadoria por incapacidade permanente. Com essa informação, o cálculo da pensão segue a mesma regra da situação de falecidos aposentados. 

    Como solicitar

    Segundo o site oficial do governo, a solicitação e o acompanhamento do pedido devem ser feitos diretamente pelo portal Meu INSS. São necessários documentos oficiais do falecido, dos dependentes e a certidão de óbito. Em média, a etapa de solicitação e resposta leva até 45 dias corridos.