Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chefe do FMI fala em ‘divergência perigosa’ na recuperação econômica dos países

    Kristalina Georgieva alertou que nações em desenvolvimento estão ficando para trás devido aos baixos níveis de vacinação

    Matthias Blamont e Emma Farge, da Reuters

     

    A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou nesta segunda-feira (5) sobre uma “divergência perigosa” entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento enquanto buscam se recuperar da pandemia de Covid-19.

    Kristalina Georgieva disse que o forte crescimento em países ricos como os Estados Unidos é uma “boa notícia”, mas as nações em desenvolvimento estão ficando para trás devido aos baixos níveis de vacinação.

    “Isso é um perigo para a coerência do crescimento e também para a estabilidade e segurança mundiais”, disse Georgieva ao Fórum da Paz de Paris, em que também falaram os chefes da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Banco Mundial.

    A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, expressou preocupações semelhantes, alertando sobre uma “recuperação em forma de K“, com regiões como América Latina, Oriente Médio e África, que têm taxas de vacinação mais baixas, experimentando um crescimento muito lento.

    Georgieva pediu que as 20 maiores economias do mundo (G20) façam mais em uma reunião de 9 a 10 de julho em Veneza sobre compartilhamento de doses, dizendo que uma promessa do G7 de doar 1 bilhão de doses “não era suficiente”. “Precisamos agir com mais força”, disse ela.