Indústria automotiva pode demorar 3 anos para voltar a patamar da pré-pandemia
A análise é do especialista da MRD Consultoria. Nesta quarta-feira, a Anfavea divulgou que a produção de veículos em junho foi a menor em 12 meses
Em entrevista à CNN Rádio nesta quarta-feira (7), o sócio da MRD Consultoria e ex-executivo da indústria automotiva, Flávio Padovan, vê que o setor ainda vai demorar a se recuperar. A Anfavea, entidade que representa montadoras instaladas no Brasil, divulgou que a produção de veículos para o mês de junho foi a menor em 12 meses, com queda de 13,4% em relação a maio.
“Os números estão muito aquém do que deveriam estar, há uma reação muito forte em relação ao ano passado, pelo impacto da pandemia, mas estamos enfrentando uma crise por falta de componentes”, disse.
A produção de semicondutores – muito utilizados em aparelhos eletrônicos – foi afetada pela pandemia, devido ao aumento da venda de TVs, celulares, aparelhos domésticos, no período de isolamento.
“Isso teve impacto na oferta que afeta toda a indústria e as montadoras”, explicou.
“A normalização do fornecimento só vai ocorrer em meados de 2022, o que vai atrapalhar a recuperação. Vamos demorar talvez dois a três anos para recuperar os patamares de 2019”, analisou Padovan.