Confiança do empresário da indústria é a maior para julho em 11 anos, diz CNI
Percepção otimista em relação à economia e à empresa teve terceiro mês seguido de alta
O nível de confiança de empresários da indústria subiu em julho pelo terceiro mês seguido, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Icei atingiu, neste mês, 62 pontos, um aumento de 0,3 ponto na comparação com junho. Nos últimos três meses, o aumento acumulado é de 8,3 pontos.
É a maior pontuação registrada em um mês de julho em 11 anos, de acordo com a CNI, e bastante acima da média histórica, que é de 53,9 pontos.
O Icei é formado por uma escala que vai de zero a 100 pontos, em que pontuações acima de 50 indicam visões predominantemente otimistas em relação à economia e aos negócios, enquanto pontuações abaixo do 50 indicam predominância pessimista.
Ele é medido levando em consideração tanto a percepção do empresário em relação à situação atual quanto suas expectativas de melhora ou piora nos meses à frente.
“Mês a mês, estamos percebendo que a elevada confiança se consolidar entre os empresários”, disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
A pesquisa consultou 1.316 empresas, sendo 498 de pequeno porte, 500 de médio porte e 318 de grande porte. As entrevistas foram feitas de 1º a 7 de julho de 2021.