Gap vai fechar todas as suas lojas no Reino Unido e na Irlanda
Varejista de roupas dos EUA vai concentrar suas vendas na internet, à medida que a marca se adapta às mudanças nos hábitos de compra após a pandemia
A Gap fechará suas 81 lojas no Reino Unido e na Irlanda no final de setembro e vai concentrar suas vendas na internet, à medida que a marca se adapta às mudanças nos hábitos de compra após a pandemia.
A varejista de roupas dos EUA, dona da Old Navy e da Banana Republic, disse em um comunicado na quinta-feira (1) que os fechamentos afetarão as lojas operadas pela empresa. Ele acrescentou que também há planos de vender seus estabelecimentos na França e na Itália.
A retirada ocorre após uma revisão estratégica de seus negócios na Europa iniciada no ano passado “com o objetivo de encontrar maneiras novas e mais lucrativas” de atender os clientes da região, disse a empresa.
A Gap anunciou em outubro um plano de três anos para fechar centenas de lojas na América do Norte, respondendo por quase um terço de sua presença no mercado de varejo. Como seus rivais, a empresa teve que se adaptar à mudança para o e-commerce, acelerada pela pandemia do coronavírus, que colocou os varejistas de tijolo e argamassa em xeque e contribuiu para a falência de marcas estabelecidas como Brooks Brothers.
Nesta quinta-feira, a Gap atribuiu à “dinâmica do mercado” a sua decisão de encerrar lojas no Reino Unido e na Irlanda, o que, segundo disse, será feito “de forma gradual” até ao final de setembro. A companhia se recusou a comentar sobre quantos empregos serão afetados.
“Estamos em processo de consulta com nossa equipe europeia e vamos oferecer suporte e auxílio na transição aos nossos colegas no processo de fechamento das lojas”, acrescentou a empresa.
A empresa disse que está em negociações com um “parceiro em potencial” na Itália e negociando com a Hermione People and Brands, braço de varejo da incorporadora imobiliária FIB Group, para adquirir as lojas da Gap na França.
A Gap abriu suas portas em Londres em 1987, marcando sua primeira expansão fora dos Estados Unidos. Está presente na Irlanda desde 2006.
“A Gap estava décadas à frente ao oferecer os estilos de atletismo que se tornaram tão populares durante a pandemia”, disse Susannah Streeter, analista sênior de investimentos e mercados da Hargreaves Lansdown.
Mas a marca tem lutado para competir com um número crescente de rivais no ‘espaço casual’, especialmente devido ao ‘fluxo reduzido’ em shoppings e nas ruas comerciais onde muitas de suas lojas estão localizadas.
A saída física da marca significará um novo golpe para as ruas comerciais britânicas, já impactadas após o fechamento da Debenhams, maior rede de lojas de departamentos do país.