Quem é Fátima Florez, namorada do novo presidente da Argentina
Atriz e comediante ganhou fama ao imitar Cristina Kirchner e ao engatar um romance com Javier Milei
Fátima Florez é uma atriz e comediante argentina. Ela ficou conhecida por sua relação com Javier Milei (La Libertad Avanza), que venceu o segundo turno das eleições presidenciais da Argentina neste domingo (19).
Ela é a mais conhecida e provavelmente uma das melhores imitadoras de Cristina Fernández de Kirchner, atual vice-presidente da Argentina, no país. Há alguns meses, Florez engatou um romance com Milei, que ficou conhecido por insultar o que chama de “casta política” e principalmente o kirchnerismo, com o qual disse que busca acabar.
Com a eleição de Milei como novo presidente da Argentina, Florez poderá se tornar primeira-dama e morar na residência presidencial de Olivos. Esse é o local onde a verdadeira Cristina Fernández de Kirchner viveu por 12 anos: primeiro como primeira-dama, entre 2003 e 2007, e depois como presidente até 2015.
Quem é Fátima Florez
Além de seu famoso romance, Fátima Florez é uma conhecida atriz e comediante que há anos lota os teatros da Argentina, principalmente com seus shows onde imita inúmeras pessoas. Ela também participou de programas de TV de sucesso como Periodismo para todos, apresentado por Jorge Lanata, e Bailando por un Sueño, com Marcelo Tinelli.
“Nunca acreditei que um programa político me desse tanta popularidade, um prêmio Martín Fierro (o maior prêmio da TV local). É o sonho de todos os atores e poderá ser realizado graças à personagem Cristina”, disse ela à CNN em 2014.
Mesmo quando é convidada para entrevistas na televisão, é comum que lhe peçam para fazer uma série de imitações, uma após a outra. E ela é capaz, sem máscaras ou fantasias, de encarnar mais de vinte personagens que vão desde atrizes e apresentadores da TV argentina a políticos como a atual vice-presidente e até figuras internacionais como Madonna, Shakira e Xuxa.
“É preciso muita pesquisa, concentração e assistir milhões de vídeos para realmente captar o que é a alma do personagem, a psicologia. A cor da voz também é muito importante, os gestos, os movimentos compõem o personagem como um todo”, explicou em entrevista à CNN em 2016.
Seu nome verdadeiro é María Eugenia, sendo Fátima seu nome artístico. Ela tem 42 anos e cresceu em Olivos, bairro da periferia da capital argentina onde fica a residência presidencial. Seu pseudônimo, como ela mesma contou em inúmeras entrevistas, foi adotado por sugestão do ex-marido, Norberto Marcos, que conheceu no Peru quando foi trabalhar em 2001 e que até o início do ano também foi seu produtor histórico.
Após 22 anos, a separação afetiva e profissional ocupou espaço em programas e portais de entretenimento locais no início do ano, assim como o novo romance com o presidenciável.
Uma relação inesperada e particular
Uma semana depois das eleições primárias de 13 de agosto, foi anunciado que o candidato mais votado, o populista de direita Javier Milei, havia iniciado um relacionamento com Florez.
O momento escolhido para anunciar o romance, em plena campanha eleitoral, gerou suspeitas, mas não deu origem a essas especulações.
Segundo ela, que sempre se manteve discreta em relação à vida privada, o encontro com Milei ocorreu quando elas se conheceram no programa de Mirtha Legrand, em dezembro de 2022. O relacionamento começou alguns meses depois, quando ela já estava separada, segundo ela.
Os dois voltaram a esse mesmo programa, como únicos convidados, em outubro deste ano, 15 dias antes das eleições gerais, naquela que foi a primeira aparição pública do casal.
Com esse romance, Milei, que havia ficado conhecida como excêntrico participante de diversos programas de atualidade e, em menor medida, por outro romance com uma cantora, voltou aos programas e portais de entretenimento.
Desde que seu relacionamento se tornou conhecido, eles raramente foram vistos juntos. No início de outubro, ele foi procurá-la no programa de Tinelli, onde ela participava. Quando o motorista se aproximou para cumprimentá-lo na transmissão ao vivo, ele se recusou a sair do veículo e evitou responder perguntas.
Mais tarde, ela esteve na primeira fila na sua campanha de encerramento para as eleições gerais de outubro e no bunker na noite das eleições. Florez, no entanto, não foi aos debates presidenciais ou nos seus eventos de proselitismo. Ela também se encarregou de negar, há poucos dias, que o relacionamento tivesse terminado, como se especulava em alguns programas de entretenimento.
*Publicado por Flávio Ismerim, com informações Iván Pérez Sarmenti