Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Médico: Procedimentos endoscópicos ou cirurgia podem tratar obstrução intestinal

    No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes falou sobre possíveis tratamentos para a doença de Bolsonaro; presidente segue internado em SP

    Da CNN, em São Paulo

    Na edição desta quinta-feira (15) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou os possíveis tratamentos para a obstrução intestinal.

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sentiu fortes dores abdominais ontem e procurou o Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Depois, foi transferido para São Paulo a pedido do médico que o acompanha e seguirá internado para “tratamento clínico conservador”, segundo o boletim médico.

    Gomes explicou quais são os principais sintomas da obstrução intestinal, listados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia:

    • Dores abdominais;
    • Náuseas e vômitos;
    • Parada na eliminação de gases e fezes;
    • Distensão abdominal

    “Existe um trabalho natural do aparelho digestivo chamado peristáltico, que é o movimento coordenado das alças intestinais que faz com que todo o bolo alimentar seja progredido de forma natural até a formação do bolo fecal”, explicou o neurocirurgião. “Se existe uma obstrução, existe o risco desse trânsito não funcionar de forma adequada, podendo trazer prejuízo grave pra saúde.”

    Tratamento

    Fernando Gomes destacou que, em casos de agravamento da obstrução intestinal, há a possibilidade de perfuração das alças. “Isso pode levar até à infecção da cavidade abdominal — ou seja, peritonite, algo extremamente grave que pode evoluir para óbito.”

    Para o tratamento, o médico disse que a realização de procedimentos endoscópicos e o uso de medicamentos estão entre as opções.

    “Mas, em alguns casos, é necessário intervenção cirúrgica para que o trânsito intestinal seja naturalmente devolvido para a o indivíduo e para evitar complicações mais graves que pode acontecer.”

    quadro Correspondente Médico
    No quadro Correspondente Médico, Fernando Gomes explicou obstrução intestinal e possíveis complicações
    Foto: CNN Brasil (15.jul.2021)