Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Estamos cumprindo rigorosamente o calendário de vacinação’, diz secretário

    Cidade de SP chegou a paralisar a imunização contra a Covid-19 na última terça-feira (22) por falta de doses; neste sábado, 60 mil foram vacinados na repescagem

    Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo Produzido por Renata Souza*, da CNN, em São Paulo

    O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou neste domingo (27) que a capital paulista “está cumprindo rigorosamente o calendário de vacinação do estado”. Nesta segunda-feira (28), o município deve vacinar pessoas com 46 anos e, na terça, a faixa etária de 45 anos. 

    Ainda na segunda-feira, a capital anunciará os calendários com as faixas etárias que poderão se vacinar a partir desta quarta-feira (30). Para Aparecido, o desafio tem sido o quantitativo de doses disponíveis – na avaliação dele, é necessário aumentar o número de vacinas.

    “Se tivéssemos disponibilidade do Ministério da Saúde de quantidade maior de vacinas, podemos fazer até 600 mil aplicações por dia. Pelo que nos disse o Ministério da Saúde, isso será regularizado, fazemos reuniões diárias com a secretaria estadual e as vacinas tem sido enviadas à capital. É um desafio conjunto”, disse. 

    Sobre a paralisação da vacinação na última terça-feira (22) na cidade de São Paulo, o secretário afirmou que se tratou de um “processo de reabastecimento” das doses nos postos de vacinação e, segundo ele, os contingentes a serem vacinados “são muito grandes”.

    Ainda segundo o secretário, a população da cidade tem aderido “de forma maciça” à campanha de vacinação contra a Covid-19 e a imunização tem contribuído para baixar os índices de internações e casos da doença. 

    “Acontece que nós optamos por fazer escalonamento de faixa etária e os contingentes são muito grandes. O abastecimento [com doses] tem sido feito de forma diária. Fizemos a repescagem de 47 a 49 anos e 60 mil pessoas foram vacinadas ontem. Hoje a demanda da vacinação e a adesão tem sido maciça. Com o planejamento que fizemos a gente pode vacinar até 15 de setembro toda a população acima dos 18 anos”, disse. 

    Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde de São Paulo
    Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde de São Paulo (27-06-2021)
    Foto: Reprodução / CNN

    (*sob supervisão de Jorge Fernando Rodrigues)