São Paulo anuncia novas etapas para vacinação de grupos prioritários
Residentes na capital e com 46 anos de idade poderão se vacinar a partir de 28 de junho
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo anunciou novas etapas para vacinação contra a Covid-19, seguindo a vez das pessoas com idades entre 45 e 49 anos. De acordo com o calendário da prefeitura, cada idade específica terá um dia diferente para receber as doses.
Pessoas com 49 anos residentes na capital podem se vacinar desde o dia 23 de junho e com 48 anos desde o dia 24. A faixa com 47 anos recebe vacinação desde 25 de junho e, a partir do dia 28 de junho, pessoas com 46 anos estão autorizadas a buscar a primeira dose do imunizante. O grupo de pessoas com 45 anos de idade deve ser vacinado a partir do dia 29 de junho.
Em cronograma divulgado inicialmente, a secretaria municipal determinava grupos maiores a cada dia do escalonamento. A alteração, porém, visa filas menores nnos postos de vacinação.
O calendário prevê a vacinação com a primeira dose de toda a população com mais de 18 anos da cidade até 15 de setembro. Na semana passada, uma paralisação de dois dias ocorreu, sem afetar os planos divulgados até o momento. A prefeitura alega que a interrupção se deu para reorganizar estoques devido à alta demanda por vacinas.
Para controlar as filas geradas pela vacinação, a prefeitura lançou uma plataforma de monitoramento “De olho na fila“, que permite o acompanhamento em tempo real das pessoas que estão se vacinando naquele momento. O site abarca todas as unidades básicas de saúde, os postos drive-thru e os megapostos.