Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil receberá 1 milhão de vacinas Covid pelo Covax nesta quarta, diz Opas

    Brasil já recebeu entre março e julho deste ano 6.952.800 vacinas contra Covid-19 do consórcio

    Doses da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca em Santa Maria (RS)
    Doses da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca em Santa Maria (RS) Foto: Gabriel Haesbart/Ishoot/Estadão Conteúdo (1º.jun.2021)

    Camila Neumam, da CNN, em São Paulo

    A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) anunciou que um novo lote de 1.036.800 vacinas contra Covid-19 vindas pelo consórcio Covax Facility devem chegar ao Brasil nesta quarta-feira (21). As vacinas serão da fabricante AstraZeneca/Oxford. Outras doses devem ser enviadas ao país ao longo das próximas semanas, segundo a Opas. 

    Até o momento e sem o novo lote, o Brasil já recebeu entre março e julho deste ano 6.952.800 vacinas contra Covid-19 desse consórcio – sendo 6.110.400 da AstraZeneca/Oxford e 842.400 da Pfizer/BioNTech, segundo comunicado da Opas.

    Como o Brasil é um dos países autofinanciados do Covax, as vacinas são adquiridas com recursos do Ministério da Saúde.

     O Covax é um projeto dirigido por uma coalizão que inclui a Aliança por Vacinas, conhecida como Gavi, e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é financiado por doações de governos, instituições multilaterais e fundações.

    A missão dele é comprar vacinas contra Covid-19 em grandes quantidades e enviá-las para as nações mais pobres, que não podem competir com os países ricos na obtenção de contratos com as principais empresas farmacêuticas.