Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com quase 1 milhão de casos de Covid-19, RJ completa seis meses de vacinação

    Cerca de 15% dos fluminenses foram imunizados com ambas as doses ou dose única. É o 11º estado que mais vacinou a população adulta de forma completa

    Iuri Corsini e Beatriz Puente, da CNN, no Rio de Janeiro

     

    O Rio de Janeiro completa neste domingo (18) seis meses da primeira aplicação da vacina contra a Covid-19 no estado. No dia 18 de janeiro de 2021, aos pés do Cristo Redentor, Terezinha Conceição, de 80 anos, e a técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva, de 59 anos, foram as primeiras imunizadas. Atualmente, com pouco mais de 17 milhões de habitantes, 55,2% dos habitantes foram vacinados com a primeira dose. Porém, apenas 14,3% foram imunizados com ambas as doses e 1,2% com dose única.

    Na capital, os números são um pouco melhores em relação à imunização completa. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 54% das pessoas receberam a primeira dose da vacina e 21,2% tomaram as duas doses ou dose única. Apesar das taxas ainda altas em relação a novos casos e da ainda tímida cobertura vacinal, a capital fluminense fecha o semestre com uma queda de 79% das mortes e 77% dos casos graves observada nas últimas quatro semanas, reflexos diretos da imunização em curso.

    Em nível nacional, segundo levantamento feito pela CNN em relação ao percentual de população adulta vacinada com ambas as doses ou dose única da vacina da Covid-19, o estado fluminense é o 11º que mais aplicou o imunizante. Assim como acontece no país, a maioria das vacinas aplicadas é da AstraZeneca, com doses entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    Ao menos na capital, a prefeitura tem conseguido avançar na imunização com algumas antecipações de calendário. A previsão agora é de que toda a população a partir de 18 anos tenha sido vacinada com a primeira dose até o dia 18 de agosto. A partir desta segunda-feira (19), começa a imunização das pessoas de 36 anos.

    Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesse sábado (17), foram registrados 3.653 novos casos nas últimas 24 horas. Sendo assim, o estado atingiu 998.919 casos de Covid-19 e vai chegar à marca de 1 milhão de infectados nos próximos dias. Em relação ao número de mortes, foram registrados 134 novos óbitos, totalizando 57.522 pessoas que perderam a vida em decorrência do vírus. A taxa de letalidade atual é de 5,76%.

    O estado do Rio de Janeiro é o sétimo em relação ao número de casos no país e o segundo com maior quantidade de mortes por Covid-19. Em ambos os casos, o estado de São Paulo lidera as estatísticas.

    A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes, 54 anos e Teresinha da conceiç
    A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes, 54 anos e Teresinha da conceição, 80 anos: as duas primeiras vacinadas no Rio de Janeiro (18.jan.2021)
    Foto: CNN Brasil