Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Covid-19: Fiocruz ultrapassa 60 milhões de doses de vacina entregues ao governo

    Instituição ainda negocia adiantamento de lotes adicionais de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para evitar interrupção na produção da vacina

    Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já entregou mais de 60 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, fabricadas em parceria com a AstraZeneca, ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde

    Na sexta-feira (25), a Fiocruz enviou mais de 4,1 milhões de doses da vacina produzida em Bio-Manguinhos. Desse montante, 217 mil doses foram destinadas à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

    Até o dia 23 de julho, as entregas semanais de vacinas ao PNI estão garantidas, segundo a instituição

    A Fiocruz ainda negocia o adiantamento de novos lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado, mas até agora não houve sinalização da farmacêutica AstraZeneca. De acordo com o calendário da instituição, somente a partir de outubro serão entregues as doses do imunizante contra o novo coronavírus 100% nacionais.

    Das 62,9 milhões de doses fornecidas até agora, 58,9 milhões foram produzidas a partir do IFA importado. Outros 4 milhões foram compradas prontas do Instituto Serum, da Índia. 

    A Fiocruz ainda aguarda a liberação de mais 6 milhões de doses prontas da Índia. No entanto, devido ao agravamento da pandemia no país asiático, a exportação das vacinas foi suspensa e, por enquanto, não há uma previsão de entrega dessas doses.

    De acordo com os dados do Monitora Covid-19 da Fiocruz, até este sábado (26), aproximadamente 70 milhões de pessoas (70.113.641) receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 – isso representa 43,8% da população acima de 18 anos. 

    Já o percentual da população imunizada com as duas doses da vacina corresponde a 15,86%, o que equivale a pouco mais de 25 milhões de pessoas.