Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Baixada Fluminense registrou 12 chacinas em 2021: média de duas a cada mês

    Fogo Cruzado mostra crescimento de 500% nas ocorrências durante o primeiro semestre do ano

    Adriana Freitas, da CNN, no Rio de Janeiro

    O relatório semestral da plataforma Fogo Cruzado que será lançado nesta segunda-feira (12/07), com base nos registros de janeiro a junho deste ano, mostra que houve 630 tiroteios na região da Baixada Fluminense no período, um aumento de 13% em relação ao mesmo período no ano anterior.

    Em média, foram registrados três tiroteios por dia na região. Só neste ano, 171 pessoas morreram em decorrência de tiroteios e outras 115 ficaram feridas. O número de mortos subiu 11% e o de feridos teve aumento de 4%, se comparados a 2020.

    Dentre os dados que mais chamaram atenção estão as chacinas. Nos seis primeiros meses do ano o crescimento foi de 500% e o número de mortos subiu 717%.

    A região registrou 12 chacinas em 2021, uma média de duas a cada mês. Já o número de mortos chegou a 49, quando no anterior, no mesmo período, foram registradas seis mortes.

    Uma dessas chacinas aconteceu no dia 3 de maio e deixou cinco pessoas mortas e outras três feridas num ataque a um bar, em Mesquita, na região metropolitana. Os criminosos passaram em um carro atirando com pistolas e fuzis.

    A violência que ganha a forma de chacinas infelizmente é um fato frequente na região. Em março de dia 31 de março de 2005 aconteceu a maior de todas: com a morte de 29 pessoas. Entre as vítimas, escolhidas aleatoriamente enquanto conversavam na porta de casa ou caminhavam pelas ruas, trabalhadores, jovens e crianças.

    Na noite daquele dia, um grupo de policiais militares disparou contra grupos de pessoas, em uma ação que se estendeu pelos municípios de Nova Iguaçu e Queimados. Cinco policiais militares foram condenados, com penas que variam de 480 anos a 559 anos de prisão. 

    No topo do ranking das cidades que registraram mais tiroteios no primeiro semestre de 2021, intentificados pela plataforma, está Belford Roxo em primeiro lugar. De janeiro a junho foram 183 registros, cerca de um tiroteio por dia, deixando 70 pessoas feriadas, dentre elas 37 mortos. Em 46 confrontos os agentes de segurança estiveram presentes.

    Em segundo lugar, o município de Duque de Caxias, registrou 167 tiroteios, sendo 61 pessoas baleadas e 36 mortos. Do total destes tiroteios, 34 teve a presença de agentes. 

    Na terceira colocação está São João de Meriti com 79 tiroteios. Ao todo, 39 pessoas foram baleadas e 22 mortas.

    As mortes de agentes de segurança também aumentaram em 20%. No primeiro semestre, 12 policiais morreram, 20% a mais que no ano anterior.

    Tópicos