Amazonas registra baixa de 88% no número de mortes por Covid-19
O avanço da vacinação é apontado como o principal motivo da redução, mas a situação ainda exige que a população tome cuidados para evitar infecções
O número de mortes por Covid-19 no Amazonas caiu 88% entre janeiro e junho deste ano. O avanço da vacinação – pessoas com mais de 20 anos já estão sendo imunizadas em Manaus – é apontado como um dos principais motivos para a redução e vem permitindo a flexibilização de medidas restritivas.
O total de mortes no estado caiu quase nove vezes do início ao fim do semestre – foram 2.832 vidas perdidas em janeiro contra 328 em junho, de acordo com dados do Ministério da Saúde compilados pela CNN.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, a taxa de mortalidade apresentou redução expressiva de 57% nas pessoas maiores de 60 anos e de 51% na faixa etária de 20 a 59 anos. Além disso, nos últimos dois meses, as internações de pessoas acima de 60 anos caíram pela metade.
A melhora nos números da pandemia no estado ocorreu em meio a previsões de uma terceira onda, citada por autoridades e pesquisadores. Porém, a população não pode descuidar dos protocolos, mantendo o uso de máscara, álcool gel e distanciamento, principalmente pela circulação de novas variantes no país.
“Com o surgimento de variações do vírus e a entrada da Delta ainda não temos certeza se acabou o risco de uma terceira onda”, avalia Felipe Naveca, cientista da Fiocruz-AM.
Aos 23 anos, o engenheiro Wiliam D’angelo tomou a primeira dose da vacina e comemorou. “A gente está conseguindo vencer, ainda mais agora com a vacinação, todas essas vacinas… É uma sensação de alívio”, afirma.