Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil vive semana de frio recorde, com registro de temperaturas negativas

    Temperaturas negativas chegaram a lugares como Minas Gerais

    Marina Demori, Caroline Louise, Manuella Niclewicz, Silvana Freire, Gabrielle Ravasco e Bruna Ostermann, da CNN, em Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Florianópolis e Porto Alegre

    A semana foi marcada por uma onda polar histórica em grande parte do Brasil: nevou por três dias seguidos na região Sul (com direito a conseguir fazer boneco de neve), Minas Gerais e Mato Grosso do Sul registraram temperaturas negativas e até na Bahia as temperaturas despencaram. 

    Em Goiás, a temperatura de 7ºC aumentou o consumo de pamonha. Algumas pamonharias tiveram que triplicar a produção para atender à demanda.  Em Jataí, no sudoeste do estado, o termômetro de rua marcou 2 graus negativos de sensação térmica.

    Os mineiros foram surpreendidos com a temperatura mais baixa do país na última quinta-feira (1): segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez -4,2ºC na cidade de Maria da Fé (MG), que fica na Serra da Mantiqueira, região sul do estado. 

    Brasil vive semana de frio recorde (03.Jul.2021)
    Brasil vive semana de frio recorde (03.Jul.2021)
    Foto: Reprodução/CNN

    São Paulo teve a madrugada mais congelante do ano na quarta (30): 0,1ºC – perto do recorde de 2016, que foi de -0,6ºC. Em Salvador, a menor temperatura foi no último sábado (26), de 20,2º , com sensação ´termica de 17ºC, muito por conta do vento.

    No Rio Grande do Sul, os flocos de gelo caíram na serra, como de costume, mas também na região metropolitana – situação bastante incomum. Em sapiranga, a 60 quilômetros de Porto Alegre, a neve surpreendeu os moradores.

    Brasil vive semana de frio recorde (03.Jul.2021)
    Brasil vive semana de frio recorde (03.Jul.2021)
    Foto: Reprodução/CNN

    O início de inverno rigoroso foi resultado de uma onda polar muito forte. A temperatura mais baixa do Brasil foi registrada em Santa Catarina, na terça-feira (29): Bom Jardim da Serra, na região serrana do estado, registrou – 7,5ºC no início da manhã. Nevou por três dias consecutivos.

    “Essa massa de ar polar teve uma trajetória continental, ficou entre o Paraguai, o norte da Argentina e toda sua borda, sua extensão, acabou atingindo o Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil com queda de temperatura em praticamente parte de todas as regiões do Brasil. No curto prazo, não devemos ter a repetição de um frio tão intenso no território nacional”, explica a meteorologista da Metsul, Estael Sias, à CNN.