Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Massa de ar frio atravessou linha do Equador, destaca meteorologista

    A partir do sábado (3), segundo Francisco de Assis, do Inmet, as temperaturas começam a aumentar na região Sul do Brasil

    Produzido por Isabel Campos, da CNN em São Paulo

    Em entrevista à CNN na manhã desta quinta-feira (1º), Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou o motivo do inverno deste ano no país estar sendo mais rigoroso e intenso do que nos outros anos. 

    Segundo ele, a massa de ar frio atravessou a linha do Equador, no hemisfério Norte, o que dificilmente acontece. “Isso aconteceu no frio forte em 1975, 1985, 1993, 2000 e agora novamente”, afirmou Assis. A partir do sábado (3), disse o especialista, as temperaturas começam a aumentar na região Sul do Brasil.

    Rio com recorde de frio

    Com temperatura mínima prevista de 11°C, a expectativa é de que o município do Rio de Janeiro atinja nesta quinta-feira (30) o dia mais frio do ano.  Além da temperatura, mudanças também serão sentidas no mar das praias cariocas. A capital fluminense tem aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil para todo o litoral, válido até as 15 horas. 

    Dores musculares

    No quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou por que o inverno pode causar mais dores musculares em pessoas que já sofrem com doenças crônicas ou reumáticas.

    “Quando existe o frio, principalmente o frio intenso, o organismo lança mão de recursos para não perdemos calor. Somos animais homeotérmicos, ou seja, 36,5°C é a temperatura que a gente constantemente está brigando pra manter”, disse Gomes.

    “[No frio], os vasos sanguíneos da periferia do corpo tendem a fechar um pouco, então chega menos sangue nas extremidades. Por isso, é normal percebemos dedos, mãos e pés frios, assim como o nariz e as orelhas também”, completou.

    “Outro mecanismo são contrações musculares que fazem com que esse trabalho muscular aumente a temperatura, sobretudo na periferia do corpo. Se a pessoa já é acometida por alguma patologia, um reumatismo ou até mesmo dor crônica, isso faz com que esse estímulo seja somatório e assim a sensação dolorosa acaba aumentando”, explicou o médico.

    Fernando Gomes também deu dicas para diminuir a sensação de dor durante o frio. “Além de se agasalhar bem, fazer alongamentos e um trabalho muscular ajudam na liberação de substâncias e modulam o sistema de percepção da dor.”

    Neve em São Joaquim
    Frio no Sul: imagens de quarta-feira (30) mostram trenzinho de madeira coberto de neve em São Joaquim (SC)
    Foto: Mycchel Legnaghi

    Tópicos