Rio pretende terminar vacinação da faixa etária de 40 anos nesta semana
Postos de saúde da cidade registraram grande movimentação no sábado de repescagem
De acordo com o calendário da prefeitura, o município deve terminar esta semana com todas as pessoas, a partir dos 40 anos de idade, vacinadas com a primeira dose do imunizante.
A meta de vacinação preconizada é de 90% de cada faixa etária adulta, cerca de 4,7 milhões de cariocas, já que a população total desse público é de 5.279.803 cariocas. A Prefeitura do Rio já alcançou essa meta em todas as faixas a partir dos 50 anos, com índices superiores a 94% e está caminhando para alcançar também nas demais faixas. Mais de 4,1 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas no Rio.
O sábado (03) foi marcado pela grande procura da população nos postos de saúde da capital fluminense. A equipe de reportagem da CNN percorreu alguns bairros na zona sul e zona oeste do Rio e registrou cenas de filas enormes. Em um dos pontos de vacinação, no Catete, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, estava auxiliando as equipes de saúde. Questionado sobre a maior movimentação das pessoas em busca do imunizante contra o coronavírus, Soranz afirmou que vai reforçar o efetivo de profissionais na próxima semana.
“Estávamos esperando 42 mil pessoas nesse sábado de repescagem, mas acabamos vacinando 69 mil pessoas. A orientação é que a população procure os postos, preferencialmente, no dia de cada faixa etária. Muitas pessoas deixaram de ir no dia correto, o que sobrecarrega.” afirmou, Soranz.
O secretário também não descartou a possibilidade de acelerar ainda mais o calendário de vacinação, mas ressaltou que isso só será possível se houver alguma remessa extra com novos lotes de vacinas. Por enquanto, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, o Rio deve manter o ritmo de imunização da população adulta.
Nesta segunda-feira (05) é a vez das mulheres de 42 anos receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. A aplicação por idade é feita em dois dias, sendo o primeiro destinado as mulheres e o segundo aos homens. A exceção é esta quarta-feira, dia em que todas as pessoas de 41 anos devem comparecer aos postos de saúde do município, sendo mulheres na parte da manhã e homens no período da tarde.
Gestantes, puérperas e lactantes, que antes podiam ir aos postos em qualquer dia, agora têm dias específicos para vacinação. Elas podem receber a dose nesta terça-feira (06), sexta (09) e na próxima quarta (14).