Governo vai criar protocolo para retorno seguro às aulas presenciais
Conjunto de diretrizes já deve ser anunciado na próxima semana
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou nesta quarta-feira (8) que vai criar uma portaria interministerial para estabelecer um retorno seguro às aulas presenciais no mês de agosto. Os protocolos foram discutidos com o ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Além das duas pastas, o conjunto de diretrizes também está sendo estabelecido pela Advocacia Geral da União (AGU) e a Casa Civil. A divulgação já deve acontecer na próxima semana.
Todas as medidas adotadas pela portaria serão não farmacológicas — ou seja, não serão sobre medicamentos, mas sim sobre protocolos de conduta. Uma das medidas, por exemplo, será sobre como agir caso um aluno se infecte por Covid-19.
Promessa do retorno
A promessa da volta ao ensino presencial é uma promessa de Queiroga desde que ele assumiu o Ministério da Saúde, em março. Segundo ele, “há um absoluto consenso que vacinação não é pré-requisito para o retorno às aulas”.
Ribeiro também demonstrou total apoio, afirmando que o Brasil é um dos últimos países com os colégios fechados. “A perda é acadêmica, emocional e até nutricional, para muitas crianças de escolas públicas”, disse.