Datafolha: 54% defendem abertura de impeachment contra Jair Bolsonaro
Pesquisa realizada pelo instituto ouviu 2.074 pessoas entre 7 e 8 de julho e aponta 42% contrários ao processo e 4% que não souberam opinar
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha neste sábado (10) aponta que 54% dos entrevistados são favoráveis à abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados. Segundo o levantamento, 42% aparecem contrários à iniciativa. Outros 4% não souberam opinar.
De acordo com o Datafolha, é a primeira vez que mais da metade dos entrevistados se mostra favorável à abertura do processo desde que o tema passou a ser alvo de pesquisas, em abril de 2020.
O instituto entrevistou de forma presencial 2.074 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 7 e 8 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior do instituto, em 11 e 12 de maio deste ano, 49% se mostraram favoráveis à abertura do processo, 46% contrários e 4% não opinaram. Na primeira pesquisa sobre o tema, em 27 de abril de 2020, 48% eram contrários ao processo, 45% favoráveis e 6% não opinaram.
Superpedido de impeachment
No dia 30 de junho, um grupo composto por parlamentares, partidos políticos e movimentos sociais protocolou um “superpedido” de impeachment contra Bolsonaro, reunindo argumentos de outros 122 pedidos já apresentados à Presidência da Câmara dos Deputados, atualmente ocupada por Arthur Lira (PP-AL).
No mesmo dia, Lira sinalizou que não pretendia adotar medidas para abrir o processo. “Impeachment como ação política, a gente não faz. Eu faço com materialidade. Tem 120 [pedidos de impeachment] na fila”, disse Lira.