Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasileira campeã mundial de esgrima perde na estreia e fica fora das Olimpíadas

    Em confronto equilibrado e com reviravoltas, Nathalie Moellhausen é superada pela italiana Rossella Fiamingo, atual vice-campeã olímpica

    A brasileira Nathalie Moellhausen foi eliminada na primeira rodada da esgrima nas Olimpíadas
    A brasileira Nathalie Moellhausen foi eliminada na primeira rodada da esgrima nas Olimpíadas Foto: Hassan Ammar/AP

    Da CNN, em São Paulo

    Apontada como candidata ao pódio nas Olimpíadas 2020, a brasileira Nathalie Moellhausen foi eliminada na primeira fase da categoria espada da esgrima, nesta sexta-feira (23), e ficou fora da disputa por medalhas. Ela era uma das esperanças da delegação do país no primeiro dia de competições valendo medalha.

    Campeã mundial da categoria, Nathalie perdeu para a italiana Rossella Fiamingo, atual vice-campeã olímpica, em um combate cheio de reviravoltas e resolvido apenas na prorrogação. A adversária confirmou o bom retrospecto nos confrontos entre as duas. Foi a quinta vitória da italiana em seis disputas contra a brasileira.

    Depois da derrota, Nathalia reconheceu a dificuldade de enfrentar Rossella, mas afirmou que se sentia preparada e lamentou a eliminação.

    “Sabia que jogaria com ela. Mesmo sendo sorteio. Estava me sentindo pronta para ganhar. Fiz tudo, trabalhei para ganhar um dos combates mais complicados para mim. Ela sempre foi uma rival complicada. Esse foi o melhor combate que fiz com ela. Perder por um toque assim, tendo entendido a estratégia e o jeito de jogar, é uma pena. Perder assim é triste”, afirmou Nathalie ao canal SporTV.

    O duelo

    Na modalidade espada, cada toque no corpo da adversária conta um ponto. O confronto é dividido em três tempos. No começo do combate desta sexta, a italiana abriu vantagem de 3 a 0 no placar. Nathalie reagiu e virou a contagem. No período final, a brasileira voltou a ficar atrás, mas ainda conseguiu chegar ao empate em 9 a 9.

    Com isso, a disputa foi para o tempo extra com duração de um minuto. Quem fizesse o primeiro ponto sairia com a vitória. Rossella Fiamingo foi ao ataque e conseguiu fazer o toque na brasileira que lhe deu a vitória por 10 a 9 e a vaga na fase de oitavas-de-final.

    O futuro

    Nathalie Moellhausen tem 35 anos e pensa em disputar os Jogos Olímpicos pela quarta vez em 2024. “Sim, penso em Paris. Com certeza não gostei dessa derrota. Com certeza tenho muita vontade de expressar todo o trabalho gigante que eu fiz durante esse ano. Estava me sentindo super bem e cortar agora é uma pena”, disse ao site Olimpíada Todo dia. “Gostaria de trazer uma medalha para o Brasil.”

    Em Londres-2012, ela defendeu a Itália na esgrima. Quatro anos mais depois, já pelo Brasil, ficou em sétimo nas Olimpíadas do Rio em 2016.