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    “Esquenta” Black Friday: entenda se vale a pena aproveitar promoções antecipadas

    Especialistas avaliam quão vantajosas são ofertas realizadas antes da Black Friday e como consumidor pode se planejar

    João Nakamurada CNN* , São Paulo

    A Black Friday de 2023 cai na próxima sexta-feira (24), mas é possível ver promoções referentes à data em todo o mês de novembro.

    A prática é conveniente ao consumidor, que tem um período estendido para aproveitar os descontos, e ao comércio, que tem mais tempo para divulgar as ofertas.

    E este ano promete: no terceiro trimestre, as pesquisas em relação à Black Friday aumentaram 114% em comparação com o mesmo período de 2022, segundo pesquisa do Google, marcando o trimestre com o maior volume de pesquisas pré-Black Friday desde 2019.

    Além de abraçar o sentimento do consumidor, o especialista em finanças da “Me Poupe!”, Jefferson Silveira, nota que a estratégia das empresas retroalimenta essa expectativa com a Black Friday.

    “Isso pode aumentar a visibilidade da marca e atrair consumidores que desejam aproveitar as ofertas antecipadamente”, diz Silveira.

    Outro ponto que o especialista destaca é que com a diluição da demanda, a experiência de compra pode se tornar mais satisfatória para os clientes, assim os fidelizando à marca.

    “Distribuir as promoções ao longo de um período maior pode ajudar a evitar congestionamentos e problemas logísticos no dia específico da Black Friday”, conclui.

    Promoções antecipadas valem a pena?

    Para Silveira, o consumidor deve ficar atento às condições dessas promoções. “Como em quase tudo nessa vida, existem variáveis e na Black Friday não é diferente”, analisa o especialista da “Me Poupe!”.

    “Avalie cada oferta individualmente, considerando a pesquisa de preços prévia e as suas necessidades reais”, diz. Entre as condições que ele reforça que devem ser observadas, estão:

    • Garantias;
    • Políticas de devolução;
    • Custos de frete.

    “Às vezes o preço pode estar mais baixo na Black Friday somente porque algumas condições foram retiradas do produto ou serviço”, pontua Silveira.

    Para o professor de empreendedorismo no Centro Universitário Unimetrocamp, Alberto Guerra, que é especialista em Black Friday, essas promoções valem a pena em muitos casos, principalmente nas que envolvem produtos concorridos e de oferta limitada.

    “No entanto, geralmente, o consumidor mais experiente consegue discernir isso, embora ainda haja o risco de encontrar preços mais baixos na época. Pode ser uma opção vantajosa para consumidores que desejam evitar filas, o risco de esgotamento de estoque ou que necessitam utilizar o produto antes do final de novembro”, destaca Guerra.

    Dicas para aproveitar os descontos

    A base de tudo é o consumidor se manter informado e pesquisar sobre os produtos que deseja comprar.

    Não ceder à impulsividade nesse momento é algo importante para que além de não gastar mais do que o bolso permite, o consumidor não compre produtos que possuíam ofertas melhores em outros locais ou que nem tinham descontos tão significativos.

    “Ferramentas online que mostram o histórico de preços podem ser muito úteis nesse processo”, indica o economista Wagner Moraes.

    Moraes reforça que muitas propagandas nesse momento adotam estratégias que criam um “senso de urgência”.

    Para ele, é importante o consumidor se abstrair delas e considerar, além dos preços, a qualidade dos produtos e a avaliação de outros consumidores.

    A estratégia também ajuda o consumido a evitar potenciais fraudes e golpes.

    O economista sugere que uma prática que pode ajudar o consumidor a se controlar nesse momento é definir previamente um orçamento para as compras de Black Friday.

    O especialista em finanças Jefferson Silveira sugere que o consumidor siga um método para definir aquilo que ele precisa comprar e assim focar na hora das compras. Ao se interessar por um produto, Silveira faz as perguntas QUE-ME-PRE-PO-DE:

    • QUE – Eu quero?
    • ME – Eu mereço?
    • PRE – Eu preciso?
    • PO – Eu posso?
    • DE – Eu devo?

    O especialista também aconselha que a pessoa se planeje financeiramente para poder seguir com essa lista. Silveira dá as seguintes dicas:

    • Estabeleça um orçamento: Defina um limite de gastos para evitar ultrapassar suas possibilidades financeiras. Priorize as compras de acordo com suas necessidades e o orçamento disponível.
    • Antecipe suas economias e defina uma meta: Se puder, comece a poupar antes da Black Friday. Ao estabelecer uma meta, você define claramente o que deseja aproveitar e o prazo para alcançá-lo. Isso não apenas possibilita que você aproveite as ofertas sem comprometer suas finanças, mas também aproveita o poder dos juros compostos ao investir esse dinheiro antecipadamente.
    • Use recursos de pagamento inteligente: Considere opções como cartões de crédito com cashback ou pontos, que podem oferecer benefícios adicionais nas compras durante a Black Friday. Certifique-se, no entanto, que este dinheiro esteja carimbado, desta forma você garante o pagamento integral da fatura e evita a cobrança de juros.
    • Planeje as Datas das Compras: Além dos benefícios de pontos e cashback, os cartões de crédito têm uma data de fechamento da fatura. Priorize as compras após o fechamento da fatura do mês para obter um prazo mais longo de pagamento e garantir os descontos da Black Friday. Se você encontrar uma oferta hoje e a fatura só fechar no dia seguinte, evite compras por impulso; aguarde mais um dia para ter um prazo estendido de pagamento, pois a compra será lançada na próxima fatura. No entanto, vale destacar mais uma vez, que essa estratégia só é aconselhável se você já tiver o valor total da compra disponível. Evite passar o cartão sem ter os recursos necessários e só correr atrás do dinheiro quando a fatura estiver próximo do vencimento, esse comportamento é uma armadilha financeira comum, e muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras por não utilizar o cartão de crédito de maneira adequada.

    *Sob supervisão de Ligia Tuon

    Veja também: Metade dos brasileiros pretende comprar na Black Friday

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