Sete suspeitos de apologia ao nazismo são presos no Rio Grande do Sul
Suspeitos também vão ser investigados por associação criminosa; um adolescente foi apreendido
A terceira fase da Operação Accelerare, deflagrada pela polícia civil do Rio Grande do Sul, prendeu sete pessoas e apreendeu um adolescente pelos crimes de apologia ao nazismo e associação criminosa na terça-feira (14).
Com os alvos, os agentes apreenderam computadores, celulares, panfletos separatistas, literatura com conteúdo nazista e fascista, coturnos, armas brancas, suásticas e cartazes com mensagens racistas.
Seis pessoas foram presas no Rio Grande do Sul e uma delas em Fortaleza, no Ceará. Além destes estados, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Curitiba, no Paraná, e em Araçoiaba da Serra, Ribeirão Pires e São Paulo, no estado de São Paulo.
As investigações iniciaram em maio deste ano, a partir de uma denúncia anônima. Cerca de 100 policiais civis participaram da ação.
A primeira e segunda fase da operação prenderam suspeitos de apologia ao nazismo e apreenderam equipamentos eletrônicos. A partir da análise dos materiais apreendidos, foram identificadas diversas células e grupos neonazistas com características extremistas, separatistas e racistas, assim como integrantes dos grupos e lideranças.