Oposição quer convocar Dino para explicar visitas da “Dama do Tráfico”
Requerimento foi protocolado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara
A oposição quer convocar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para depor sobre as visitas da “Dama do Tráfico do Amazonas” à sede da pasta em Brasília. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
O requerimento foi protocolado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. A expectativa é que seja aprovada na semana que vem, porque a oposição tem maioria no colegiado.
Luciane Barbosa Farias teve duas audiências no Ministério da Justiça, com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos, e Rafael Velasco Brandani, secretário Nacional de Políticas Penais. Ela se identificou como presidente de uma ONG e estava acompanhada de outras pessoas.
Luciane é casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, líder do Comando Vermelho no estado e considerado o “criminoso número um” na lista de procurados pela polícia do Amazonas. Ela mesma foi condenado a 10 anos de prisão, mas responde em liberdade.
Segundo o Ministério da Justiça, era impossível a pasta detectar a presença dela na comitiva. O ministro e um secretário também se manifestaram nas redes sociais.
A oposição protocolou também pedido de convocação do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Nas redes sociais de Luciane também consta o registro de uma reunião com uma coordenadora da pasta.
Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos admite o encontro, diz que estava relacionado com assuntos da pasta, que durou 15 minutos e que não houve mais contato desde então.