Corredor humanitário é reaberto em Gaza, segundo Israel
Alguns moradores resistem em deixar as casas e abrigos em hospitais
As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que um corredor humanitário para os moradores do norte de Gaza foi aberto novamente nesta segunda-feira.
Não está claro até que ponto o anúncio chegou aos moradores de Gaza, já que há pouca conexão com a Internet ou serviço de celular.
Relatos de dentro de Gaza indicam que alguns civis têm medo de deixar lugares como hospitais onde se abrigaram, enquanto outros relutam em deixar suas casas.
A porta-voz árabe das Forças de Defesa de Israel, Avichay Adraee, disse em um post no X que “a passagem segura permanece aberta hoje entre 9h e 16h (4h e 11h no horário de Brasília) através do eixo Salah El-Din na direção da área ao sul de Wadi Gaza”.
Salah El-Din é uma das principais rotas em Gaza.
“Para sua segurança, junte-se às centenas de milhares de moradores que se mudaram para o sul nos últimos dias”, disse Adraee.
Não está claro quantos moradores se mudaram para o sul nos últimos dias. Na semana passada, o escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) disse que 50.000 estavam em movimento num único dia.
O post da IDF disse que a atividade militar seria suspensa por um período de seis horas até as 16h, hora local em Rafah.