Cruzeiro entra em campo por fuga do Z4 e Coritiba para evitar rebaixamento
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (11), às 16h (de Brasília) pela 34ª rodada do Brasileiro
O Cruzeiro entra em campo neste sábado (11), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Coritiba, na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes estão na zona de rebaixamento, mas em situações distintas.
Enquanto o Coritiba “está por um fio” e pode ser rebaixado de forma antecipada, o Cruzeiro ainda tem fôlego e quer respirar ainda de forma mais tranquila na competição. O Coritiba é o vice-lanterna com apenas 26 pontos em 33 jogos. O Cruzeiro é o 17º, com 37 pontos em 31 jogos.
Cruzeiro
Para enfrentar o Coritiba, o técnico Zé Ricardo deve fazer mudanças na equipe titular. O atacante Rafael Papagaio pode começar jogando. O treinador celeste já disse em diversas oportunidades que seu estilo de jogo “pede um centroavante”.
Como volta a ficar disponível após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, Papagaio pode ser escalado desde o início neste sábado. O Cruzeiro não tem desfalques por cartões.
Para sair do Z4
Para sair da zona do rebaixamento nesta rodada, o Cruzeiro precisa vencer o Coritiba e torcer contra o Vasco, que enfrenta o rebaixado América, em São Januário, no domingo, às 18h30.
O Vasco tem a mesma pontuação do Cruzeiro, 37 pontos, dez vitórias (contra nova do time celeste), com um jogo a mais.
Coritiba
O técnico Thiago Kosloski retorna de suspensão e pode repetir o mesmo time do Coritiba que goleou o América por 3 a 0, nessa quarta-feira (8).
Dessa forma, mesmo tendo sido titular em jogos anteriores, o volante William Farias, ex-Cruzeiro, pode perder vaga no onze inicial. A formação com Andrey, Bruno Gomes e Sebastian Gómez agradou e pode ser mantida.
O atacante Garcez, reserva contra o América, reclamou de dor muscular e é dúvida.
Como chega o Cruzeiro?
O time vem de duas derrotas consecutivas: perdeu para o São Paulo (1 a 0), no Morumbi, e tropeçou em casa diante do Internacional (2 a 1), no Mineirão. O Cruzeiro tem dois jogos a menos, contra Fortaleza (30ª rodada) e Vasco (33ª rodada), que serão realizados na próxima semana, nos dias 18 e 22 de novembro, respectivamente.
Como chega o Coritiba?
O Coritiba goleou o América na 33ª rodada, no estádio Independência. O time paranaense venceu por 3 a 0 e rebaixou o Coelho à Série B do Campeonato Brasileiro. Antes, o Coxa havia perdido por 1 a 0 para o Goiás, na Serrinha, em Goiânia.
Pior mandante x bom visitante
O desempenho do Coxa em casa é o pior entre os 20 clubes da Série A. O time paranaense, em 16 jogos em seus domínios, venceu apenas três, empatando outros três e perdendo dez. De 48 pontos disputados, conquistou apenas 12, tendo aproveitamento de 25% em seus domínios.
Enquanto o Coritiba é o pior mandante, o Cruzeiro tem a sétima melhor campanha como visitante. O time celeste somou 20 pontos dos 45 disputados fora de seus domínios. A equipe azul venceu cinco vezes longe de Belo Horizonte, empatou outras cinco e perdeu cinco, somando aproveitamento de 44,4%.
Coxa pode ser rebaixado neste sábado?
Com mais cinco jogos por fazer, contando o duelo com o Cruzeiro, o Coritiba só poderia atingir no máximo 41 pontos. Isso, se vencesse todos os confrontos que lhe restam.
Uma derrota para o Cruzeiro deixaria esse teto da pontuação na casa dos 38, número que dificilmente não será atingido pelas equipes que estão na luta direta contra a degola (o próprio Cruzeiro ou Santos ou Goiás ou Bahia ou Vasco).
“Digamos, do ponto de vista probabilístico, que o 16º colocado no Brasileirão terá pelos menos 40 pontos. Isso é praticamente uma certeza. Dessa forma, em caso de derrota do Coritiba, com 26 pontos, podendo chegar a no máximo 38, seria o rebaixamento”, calcula o professor de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
CORITIBA X CRUZEIRO
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de novembro de 2023, às 14h (de Brasília)
Local: Estádio Durival Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba (PR)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA)
Coritiba
Gabriel Vasconcelos; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis; Andrey, Bruno Gomes, Sebastian Gomez; Robson Marcelino Moreno e Islam Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Mateus Vital) e Lucas Silva; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Rafael Elias (Arthur Gomes). Técnico: Zé Ricardo