Crianças com câncer e doenças sanguíneas são retiradas de Gaza em meio à guerra, diz OMS
Organização Mundial da Saúde disse que, assim, elas poderão continuar seus tratamentos em segurança
Cerca de 12 crianças com câncer ou doenças sanguíneas foram evacuadas com os seus familiares de Gaza para o Egito e a Jordânia, de modo que possam continuar seus tratamentos médicos em segurança, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (10).
Mais crianças devem ser retiradas da região em risco devido à guerra entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas, acrescentou o órgão em comunicado.
Autoridades da Jordânia anunciaram na terça-feira (7) que crianças em tratamento chegariam em breve ao país. A OMS e o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude trabalharam em coordenação com autoridades egípcias, israelenses, jordanianas, palestinas e americanas para facilitar a evacuação das crianças de Gaza.
Os dois hospitais especializados que oferecem cuidados a pacientes oncológicos em Gaza estão “sobrecarregados, com falta de recursos, expostos a ataques e, devido à insegurança, forçados a fechar”, segundo o comunicado da OMS.
Além disso, a instituição afirma que o conflito militar restringiu severamente a entrada de suprimentos médicos essenciais na região, incluindo quimioterapia.
A CNN informou anteriormente que a principal unidade oncológica de Gaza, o Hospital da Amizade Turco-Palestina, parou de funcionar devido aos bombardeios israelenses e à escassez de combustível.
Até o início do conflito, cerca de 100 pacientes por dia eram encaminhados para tratamento fora de Gaza, segundo a OMS.
“Esta demonstração de ação humanitária desesperadamente necessária deve servir para motivar um maior acesso a cuidados vitais para todas as pessoas afetadas por este conflito, tanto dentro de Gaza, onde as necessidades são maiores hoje, como fora dela. Rezo para que a iniciativa possa inspirar todas as partes a colocar a saúde e a paz em primeiro lugar”, disse o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom.
Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas
[cnn_galeria active=”3514881″ id_galeria=”3485857″ title_galeria=”Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas”/]